JOSÉ ALENCAR FALA DO ESTIGMA CAUSADO PELA HANSENÍASE
- Ele nos convenceu que deveríamos ir ao sanatório levando nossas famílias para apresentar uma programação artística e levar momentos de alegrias para os hansenianos. Quando ele lançou a proposta, muitos ficaram surpresos e pensaram como levar parentes a um local como o leprosário. Mas com sua autoridade, Malba Tahan convenceu a todos - recordou José Alencar.
No domingo seguinte, os rotaryanos e suas famílias foram ao Sanatório Padre Damião e apresentaram músicas e teatro para os pacientes. Segundo o senador por Minas Gerais, Malba Tahan estava na frente de todos e cumprimentava cada um dos doentes sem problema, por saber que a maior parte deles não transmitia mais a doença. "Daí para a frente Ubá e as cidades vizinhas passaram a conviver com os doentes de uma maneira mais humana e fraternal", registrou.
Em outro aparte, o senador Romero Jucá (PSDB-RR) defendeu uma ação mais firme do Ministério da Saúde e dos governos estaduais no combate à doença. Ele também pediu a divulgação de mais informações para combater a desinformação sobre a hanseníase. Já a senadora Heloísa Helena (PT-AC) falou da necessidade de uma campanha para não só combater o preconceito mas também para identificar novos casos. Ela lembrou que grande parte dos hansenianos sequer sabem que portam a doença.
31/01/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
JOSÉ ALENCAR FALA À TV SENADO SOBRE PROJETO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS
Para Sarney, José Alencar foi “gladiador pela vida” e exemplo de fé
Corpo de José Alencar é velado pela família e autoridades no Palácio do Planalto
Flexa Ribeiro: José Alencar jamais se deixou abater pela doença
Presidente em exercício do PMDB divulga nota de pesar pela morte de José Alencar
Vídeo | José Alencar é homenageado na entrega do prêmio José Ermírio de Moraes