José Jorge pede a demissão de Ricardo Berzoini



O senador José Jorge (PFL-PE) disse nesta sexta-feira (7) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, -por respeito aos velhinhos-, deveria, ao voltar da África, -trazer de volta para a Câmara dos Deputados o ministro Berzoini-. José Jorge referia-se ao fato de o ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, ter determinado o corte do pagamento de benefícios aos maiores de 90 anos, até que estes se apresentassem ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e provassem estar vivos.

- O ministro Berzoini pode ter sido um bom parlamentar, mas não está sendo um bom ministro. Tanto na condução da reforma da Previdência como nesse fato e outros que aconteceram tem revelado uma insensibilidade muito grande e também autoritarismo - afirmou José Jorge.

O senador considerou uma indignidade obrigar velhinhos de mais de 90 anos a enfrentar filas em postos do INSS que não receberam nenhum preparo para atendê-los. José Jorge afirmou que, em qualquer outro governo, Berzoini -demoraria pouco-. -Por muito menos já vi muito ministro ser demitido-, recordou.

José Jorge disse ainda que quem teria que mostrar a documentação provando a morte de algum beneficiário e não pagar a pensão nesse caso seria o próprio INSS. Além disso, destacou, há cerca de um mês o Senado aprovou com festa o Estatuto do Idoso. Essa lei, lembrou, prevê punição para quem desdenhar, humilhar, menosprezar e discriminar os mais velhos.

- Esperamos que situações como essa não ocorram novamente, espero que o Ministério Público, que era tão ativo em processar quando estávamos no poder, agora processe o ministro Berzoini por ter humilhado as pessoas de mais de 90 anos de idade - disse o senador.

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI), em aparte, achou que os idosos terem sido perseguidos de maneira impiedosa foi um ato de desrespeito, um crime. -Enquanto a representante do FMI foi recebida, reverenciada e aplaudida na mesma semana por esse mesmo governo-, afirmou. Heráclito Fortes opinou que agora o Senado está na obrigação e no dever de convocar, não só o ministro, como também o funcionário responsável por esse -ato criminoso-. O senador isentou o presidente Lula, que está em viagem na África, -desse crime-.

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) lamentou o -enorme desrespeito aos idosos- que a medida representou. -Querem cobrar 11% de contribuição dos aposentados, mas desses querem tomar tudo-, afirmou. Antero chamou atenção para a contradição de que ao mesmo tempo em que o governo promulga o estatuto do idoso, ameaça quem não votar contra os aposentados e pensionistas do Brasil.

- Pode ter sido uma sugestão de um burocrata, mas não há como não responsabilizar o ministro Berzoini. Ele é o autor da ordem - disse Antero Paes de Barros.

O senador considera que a medida do governo representa uma inversão do ônus da prova, obrigando pessoas com mais de 90 anos a provar que são honestos. -O ministério é que tem que se aparelhar para fiscalizar, coibir e combater a fraude. Queremos o combate à fraude, à corrupção, mas respeitando os velhinhos-, afirmou.

O senador Eurípedes Camargo (PT-DF) afirmou que houve um equívoco do Ministério da Previdência no tratamento dado pelo INSS aos idosos com mais de 90 anos. Mas o senador ressaltou o valor do ministro Ricardo Berzoini, a quem classificou como -um membro do parlamento com muita capacidade e que conhece bem a pasta que está dirigindo-.

- Foi um equívoco lamentável, mas foi corrigido, apesar de ter deixado seqüelas. Precisamos aproveitar a situação para aprimorar nosso papel, legalizar a situação aprimorando as estruturas de decisão no país - disse Eurípedes.



07/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge: José Dirceu venceu Troféu Berzoini de Crueldade

Pela segunda vez, Troféu Berzoini de Crueldade vai para José Dirceu, anuncia José Jorge

José Jorge anuncia nova edição do Troféu Berzoini da Crueldade

José Jorge anuncia data do encerramento da votação do "Troféu Berzoini"

José Jorge informa que Humberto Costa é o vencedor do "Troféu Berzoini de Crueldade"

Agripino recomenda que Lula peça desculpas no lugar de Ricardo Berzoini