JOSÉ JORGE PROPÕE ESTÍMULO A FONTES ALTERNATIVAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA



Com o objetivo de estimular no país a geração de energia por fontes alternativas como a fornecida por usinas eólicas, o senador José Jorge (PFL-PE) apresentou projeto de lei para garantir que o aproveitamento de novas fontes energéticas tenha as mesmas vantagens já asseguradas pela legislação às pequenas centrais hidrelétricas.
A proposta modifica a lei que instituiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 1996, estendendo ao aproveitamento de fontes alternativas de energia o percentual de no mínimo 50% sobre os valores das tarifas de uso dos sistemas elétricos de transmissão e distribuição.
Na justificação do projeto, José Jorge esclarece que as pequenas centrais hidrelétricas, além da redução de mais de 50%, "podem comercializar energia elétrica com consumidores com carga igual ou maior a 500 quilowatts" e funcionarem como sistemas de autoprodução, como produtores independentes e como parte do sistema interligado de energia elétrica.
A geração de energia eólica, por sua vez, ainda está praticamente restrita aos países desenvolvidos, mas o senador avalia que o potencial brasileiro é enorme, "principalmente na costa nordestina e em algumas áreas do sertão do São Francisco, onde a velocidade média dos ventos acima de 50 metros do solo ultrapassa os 30 quilômetros por hora". Para a região, sistematicamente submetida ao dilema de empregar a água escassa em energia ou irrigação, "a produção de energia eólica viria a possibilitar um emprego mais intenso da água na agricultura, mesmo nos meses secos ou nas grandes estiagens", justificou o senador.
A concessão do benefício também às fontes alternativas de energia teria ainda a vantagem de estimular a geração de energia limpa e renovável, argumentou José Jorge. Nesse sentido, informou ele, somente nos primeiros anos da década de 90 a produção de energia eólica quintuplicou a potência instalada no mundo. "Na Europa, projeta-se gerar por turbinas eólicas, até o ano de 2020, cerca de 10% de toda a energia a ser consumida no continente", exemplificou.

22/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fontes alternativas garantem geração de energia

PATROCÍNIO PROPÕE A ADOÇÃO. DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Collor propõe regime tributário especial para incentivar fontes alternativas de energia

TV Senado discute fontes alternativas de energia

Seminário aborda fontes alternativas de energia

Programa da TV Cultura questiona as fontes alternativas de energia