José Mindlin: dedicação aos livros e ao Brasil



Nascido em São Paulo (SP), filho de imigrantes judeus ucranianos, José Mindlin (1914-2010) notabilizou-se pela paixão pelos livros e pelo zelo com que, desde criança, dedicou-se a montar uma das maiores bibliotecas do país, em grande parte relacionada à história e aos estudos do Brasil. Junto com sua esposa Guita, chegou a pesquisar, comprar e organizar cerca de 45 mil volumes, muitos deles raríssimos, como manuscritos históricos e literários.

Mas o bibliófilo, que por conta do apreço pelos livros precisou optar por uma vida simples, jamais teve intenção de guardar tudo para si ou para sua família: sua imensa biblioteca foi doada à Universidade de São Paulo (USP), onde estudou Direito. "Sou apenas guardião dos livros", costumava dizer, preocupado em facilitar o acesso a pesquisadores e estudantes. Para efetuar a doação, Mindlin precisou enfrentar grande burocracia, relacionada às leis tributárias do país.

Jornalista e advogado, formado pela própria USP, Mindlin tornou-se empresário em 1950, fundando a Metal Leve, dedicada a peças automotivas, negócio que presidiu até 1996. Nunca, porém, abandonou a paixão pela leitura e o cuidado com sua biblioteca, que iniciou quando tinha apenas 13 anos de idade. Em 2006, Mindlin foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Em 2008, seu rico acervo foi finalmente transferido para o edifício da Brasiliana USP, no campus da instituição. A biblioteca pode ser acessada pelo site http://www.brasiliana.usp.br/index.php.



01/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy destaca doação de livros de José Mindlin à USP

TV Senado reapresenta entrevista com José Mindlin

Suplicy exalta memória de José Mindlin

Arthur Virgílio elogia trajetória de José Mindlin

Marco Maciel lamenta morte de José Mindlin

Parceria de peso: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin