José Nery diz que população da Ilha de Marajó sofre com surto de malária e situação é alarmante



A população da Ilha de Marajó (PA) está sofrendo com um surto de malária que vem aumentando desde janeiro de 2009 e a situação é alarmante, denunciou o senador José Nery (PSOL-PA) ao discursar nesta terça-feira (6). Ele responsabilizou o poder público pela gravidade da situação e disse que apenas em julho de 2009 foram diagnosticados mais de 3.400 casos de malária, número três vezes maior que o contabilizado em janeiro.

- O povo de Anajás está abandonado pelo poder público, em especial e mais diretamente o poder público estadual e federal, pois o poder público municipal, abandonado, pouco pode fazer - afirmou.

Citando notícias da imprensa, José Nery disse que, apenas na cidade de Anajás, com cerca de 25 mil habitantes, 19 mil casos de malária já foram diagnosticados este ano. Ele afirmou que a situação do arquipélago de Marajó é grave e já dura anos.

- Seria absurdo se não fosse trágico. Na verdade, o que é tragicamente absurdo é a falta de assistência do governo do estado e do governo federal. Já terminamos o nono mês do ano de 2009 e nada aconteceu que possa minimizar o verdadeiro genocídio que assola Marajó e, principalmente, o município de Anajás - disse.

Audiência pública

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) já agendou para esta quarta-feira (7), às 9h, audiência pública para debater o aumento do número de casos de malária no arquipélago do Marajó e a assistência à saúde da população local. A audiência pública foi sugerida por José Nery.

Foram convidados para a audiência o prefeito de Anajás, Edson da Silva Barros; o bispo do Marajó, José Luiz Azcona Hermoso, que tem denunciado omissão das autoridades no caso; o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Francisco Danilo Bastos Forte; a secretária de Saúde do Pará, Marisa Silvia Martins Camaru Leal; o chefe da Defensoria Pública da União no Estado do Pará, Anginaldo Oliveira Vieira; e o prefeito de Portel (PA) e presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó, Pedro Rodrigues Barbosa. Foi convidado também um representante do Ministério da Saúde.



06/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Surto de malária na Ilha de Marajó será debatido pela Comissão de Assuntos Sociais

Surto de malária no Marajó é discutido agora em audiência

Mário Couto quer atenção para situação dos caranguejeiros da Ilha de Marajó

Surto de malária afeta toda a Região Norte, diz Raupp

Ilha do Marajó/PA ganha agência do INSS

Caixa inaugura Agência-Barco em Ilha do Marajó