José Nery lamenta o falecimento de Benedicto Monteiro



Em pronunciamento nesta quarta-feira (18), o senador José Nery (PSOL-PA) lamentou a morte do escritor paraense e ex-deputado federal constituinte Benedicto Monteiro, falecido no último dia 15.

Segundo o senador, Benedito Monteiro - autor de Verde Vagomundo e Carro dos Milagres, entre outros - "buscou a plenitude do seu tempo, fazendo escolhas que o tornaram um homem ímpar frente às circunstâncias desafiadoras, sempre se postando em defesa do povo".

Em seu discurso, José Nery destacou a atuação política de Benedito Monteiro e disse que sua homenagem ao escritor poderia ser interpretada como um desagravo ao Pará e à Amazônia, "tão castigados pelas mazelas impostas por um sistema político e econômico que privilegia sempre interesses alheios às necessidades mais sentidas" da população da região.

Para José Nery, o modelo de desenvolvimento imposto historicamente à Amazônia está na raiz dos graves desequilíbrios socioambientais que o país atravessa.

- Não é por menos que sempre atualizo a crítica aos planos governamentais para a Amazônia, neste momento o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], porque, no cerne, não descartam o aprofundamento da devastação e da miséria social, traduzidos em devastação de florestas, saque de riquezas naturais, prejuízos irreparáveis para os povos indígenas, comunidades rurais e maiorias urbanas - afirmou.

18/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro lamenta morte do escritor Benedicto Monteiro

José Nery lamenta falecimento do professor Manoel Amaral, dirigente do PSOL no Pará

José Agripino lamenta falecimento de ACM

Romero Jucá lamenta falecimento de José Alencar

Rosalba lamenta falecimento do advogado José Geraldo de Medeiros

José Maranhão lamenta falecimento de Marinês, "a rainha do xaxado"