José Nery manifesta apoio a indígenas da reserva Raposa Serra do Sol
O senador José Nery (PSOL-PA) manifestou apoio aos povos indígenas da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, onde o governo federal se prepara para a retirada dos ocupantes não-indígenas, restritos a "um grupo de apenas seis arrozeiros".
O parlamentar acusou os plantadores de arroz de promover "ações de extrema violência", como o espancamento de lideranças indígenas; a queima e destruição de pontes e escolas; o bloqueio de estradas; a manutenção de reféns e até o uso de bombas caseiras para aterrorizar a população.
Acampamento
José Nery também saudou a realização de mais um Acampamento Terra Livre, programado pelo Movimento Indígena Nacional e instalado nas proximidades do Congresso Nacional. Na oportunidade, comunicou que iria visitar o local.
- O PSOL sempre estará ao lado de indígenas, quilombolas e comunidades atingidas por barragens em sua luta contra o grande capital privado, as madeireiras e outros grupos que dilapidam o patrimônio nacional há 500 anos -, anunciou.
Por último, afirmou que algumas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, têm provocado tensões, medos e incertezas nessas populações, especialmente nas áreas sob influência das hidrelétricas programadas para rios da Amazônia.
16/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro manifesta apoio à demarcação da reserva Raposa Serra do Sol
José Nery cobra explicações de militares sobre ameaças contra reserva indígena Raposa Serra do Sol
Indígenas vêm a Brasília pedir demarcação em 'ilhas' e recursos para obras na Reserva Raposa Serra do Sol
José Nery manifesta apoio à Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial
STF decide demarcação da reserva Raposa Serra do Sol
CDH debate demarcação da reserva Raposa Serra do Sol