José Serra lamenta a morte de d. Aloísio
Dom Aloísio Lorscheider, que nos deixou neste domingo, foi um grande pastor e um grande brasileiro. Como religioso, jamais transigiu na sua fé; como cidadão, jamais transigiu na defesa dos valores da democracia e da liberdade. Como bispo, lutou por um país mais cristão; como indivíduo, ajudou a Igreja a se manter próxima do povo.
Deus recebe hoje um exemplo de virtude e humildade. Quando a Igreja se fez um dos lugares da resistência da democracia e dos direitos humanos, sempre segundo a ótica dos valores cristãos, dom Aloísio foi um gigante. Podíamos contar sempre com a sua presença forte e solidária, com a sua palavra de esperança, uma das caras virtudes cristãs, como lembrou recentemente o papa Bento 16.
À frente da secretaria-geral da CNBB a partir de 1968 e da presidência da entidade, entre 1971 e 1979, amparou os que precisavam de proteção e conforto espiritual. Quando as circunstâncias eram adversas, Dom Aloísio esteve presente ao debate público. Quando o país se encontrou com a democracia, que ele ajudou a construir, optou pela discrição e pela serena humildade do pastor. Foi um exemplo de fidelidade à Palavra de
12/24/2007
Artigos Relacionados
José Serra lamenta a morte de d. Aloísio
Governador José Serra lamenta morte de Artur da Távola
Governador José Serra lamenta morte de Rubens Lara
Serra lamenta morte de Ottomar Pinto
Serra lamenta morte do senador Jefferson Péres
Renan lamenta morte de José Wilker