Jovens e adultos privados de liberdade fazem prova do Encceja nesta terça (14)



As provas serão aplicadas em Unidades Prisionais e Socioeducativas indicadas pelos órgãos de Administração Prisional e Socioeducativa de cada estado brasileiro


Pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas, que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na idade apropriada, poderão pleitear o certificado de conclusão de Ensino Fundamental por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja), que será realizado dia 14 de maio. As provas serão aplicadas em Unidades Prisionais e Socioeducativas indicadas pelos órgãos de Administração Prisional e Socioeducativa de cada estado brasileiro.

Os inscritos precisaram solicitar ao responsável pedagógico de sua unidade que realizasse a sua inscrição no exame, e devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de aplicação da prova.

 

Resultados

Os resultados do Encceja podem ser utilizados para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental, a critério das Secretarias Estaduais de Educação. Portanto, no ato da inscrição, o responsável pedagógico das Unidades Prisionais ou Socioeducativas realizou a indicação da Secretaria Estadual de Educação em que os candidatos pleiteiam sua certificação. Ficará a critério das Secretarias de Educação definir os procedimentos complementares, com base nos resultados do exame deste ano, e certificar os aprovados, quando for o caso.

Os interessados em participar do exame puderam se inscrever em uma ou mais das áreas do conhecimento do ensino fundamental, sendo: língua portuguesa (com redação), língua estrangeira moderna, educação física e educação artística; matemática; história e geografia; e ciências naturais.

Os participantes que comprovarem algum tipo de atendimento diferenciado durante a aplicação do exame serão atendidos.

 

Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, do O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar.