Jucá aponta diversificação da pauta brasileira de exportações



A balança comercial brasileira dá sinais de recuperação, enquanto a composição das exportações muda, incorporando bens de alta tecnologia. A avaliação é do senador Romero Jucá (PSDB-RR), para quem o Brasil não é mais "uma república bananeira".

Inspirado no catálogo Made in Brazil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o senador apontou diversos novos itens, das indústrias pesada, de base, de consumo, alimentar e de bens imateriais, que vem diversificando a pauta de exportações do país, como aviões, máquinas industriais, veículos pesados, revestimentos cerâmicos, computadores e produtos culturais.

Para Jucá, o país já deixou de ser "mero exportador de commodities baratas". "A realidade é bem outra, e o futuro promete ser ainda mais dinâmico", afirmou. Entre os exemplos da pujança do setor exportador nacional, o senador citou o aço, sobretaxado pelo governo dos Estados Unidos. Segundo ele, a indústria brasileira, que já é a quarta em exportações do produto no mundo, entrou no mercado americano de "maneira tão sólida que veio a provocar essa violenta reação protecionista de parte da Casa Branca".

"Quanto mais diversificada for nossa pauta de exportações, com mais itens de alto valor agregado, mais sólida será nossa posição no mercado globalizado, uma vez que estaremos menos dependentes do comportamento dos preços de umas poucas commodities", disse Jucá.



15/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Batista Motta critica pauta de exportações brasileira

Casagrande: Congresso tem papel importante na diversificação da matriz energética brasileira

Relator do Orçamento aponta 'drama' dos municípios com estímulo às exportações

Jucá destaca papel do Inmetro no estímulo às exportações

Jucá destaca papel da Camex no incremento das exportações

MP de incentivo a exportações tranca pauta do Plenário