Jucá cita prêmio de reconhecimento a avanços sociais no Brasil
O prêmio Mahbud ul Haq, entregue recentemente ao presidente Fernando Henrique Cardoso pela Organização das Nações Unidas (ONU), como reconhecimento aos importantes avanços sociais registrados no país nos últimos anos, foi apontado pelo senador Romero Jucá (PSDB-RR), como uma resposta aos oposicionistas que acusam o governo de se ter preocupado unicamente com o trabalho no campo econômico.
Na opinião do senador, ao reconhecerem os avanços sociais ocorridos no Brasil, os jurados que outorgaram o prêmio levaram em conta, entre outras coisas, a evolução de indicadores objetivos, como o aumento de crianças na escola, que passou de 93% para 97%. Mahbud ul Haq foi professor paquistanês de economia e criou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Jucá creditou ao Fundescola (Fundo de Fortalecimento da Escola) - programa do Ministério da Educação desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação - o aumento significativo de matrículas dos estudantes. De acordo com o senador, o Fundescola promoveu um conjunto de melhorias na qualidade das escolas do ensino fundamental, ampliando a permanência das crianças nas salas de aulas nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste.
Entre as ações em andamento do programa destacam-se padrões de funcionamento da escola, levantamento da situação escolar, microplanejamento, Programa Dinheiro Direto na Escola, projeto de adequação dos prédios escolares, mobiliário, equipamento escolar e informatização.
Romero Jucá explicou que, para aperfeiçoar a gestão da escola pública e melhorar a qualidade de ensino, o Fundescola estimula a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Para prepará-lo, a escola aponta seus objetivos, estratégias, metas e planos a serem alcançados. Com o PDE, as escolas com mais de 200 alunos podem organizar unidades executoras, dispor de condições mínimas de funcionamento e possuir lideranças fortes.
Como exemplo de sucesso, Romero Jucá citou as 71 escolas de Roraima que adotaram o PDE. Depois de uma série de levantamentos, foram identificados os pontos fortes e fracos da Secretaria Estadual de Educação. Entre os pontos críticos, estava o aprendizado em Português e Matemática, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental. A meta, agora, é reduzir essas deficiências por meio da implementação de classes de aceleração e capacitação de docentes, além da criação de um plano de formação continuada para professores do ensino fundamental.
- Como se vê, o tão propalado investimento na qualidade de ensino depende, basicamente, da contrapartida dos estados e das iniciativas sociais. Orgulha-me que Roraima não se tenha intimidado com as sabidas dificuldades que, historicamente, o assolam e tenha dado uma demonstração de maturidade política, ao entender que o investimento federal não o exime da responsabilidade de conduzir os destinos da educação de seus cidadãos - disse Romero Jucá.
18/11/2002
Agência Senado
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