Jucá diz que o Brasil não deve pressionar-se com crise mundial



Referindo-se às notícias de turbulência econômica no mundo e em especial à crise argentina, o senador Romero Jucá (PSDB-RR) falou dos investimentos que o governo brasileiro tem feito no fortalecimento da agricultura e disse que a população não deve ficar impressionada com os fatos internacionais nem desanimada com as perspectivas do Brasil. No seu entender, apesar de enfrentar muitas dificuldades, o país tem um imenso potencial, especialmente na produção agrícola.

Conforme Jucá, o governo de Fernando Henrique Cardoso tem oferecido aos agricultores linhas de crédito a juro fixo e abaixo do mercado, além de criar instrumentos de apoio à comercialização de sua produção. Também disse que o Plano Agrícola e Pecuário 2001/2002 é uma demonstração do empenho do governo em aumentar a competitividade do produto agrícola brasileiro.

- Desse modo, possibilita-se à nossa agricultura a competição em ambiente global, no qual nações poderosas e ricas protegem seus produtores com grandes subsídios e todo tipo de barreira alfandegária.

Jucá também informou que os objetivos desse Plano Agrícola são os seguintes: atingir uma safra de 100 milhões de toneladas de grãos; aumentar o valor das exportações de carne bovina, suína, aves, e pescado; elevar em 6,1% o valor das exportações do agronegócio; e elevar o saldo da balança comercial do agronegócio. Ele disse ter certeza de que, com o apoio do governo, o setor agrícola continuará a crescer e a aumentar o saldo de nossa balança comercial.

20/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crise econômica mundial deve ser assunto entre Brasil e EUA nesta terça (20)

Para CNI, indústria brasileira deve superar efeitos da crise econômica mundial

Resposta do Brasil à crise mundial foi tema de debates na CRE

Governo quer impedir que crise mundial chegue ao Brasil

Brasil e Canadá discutem crise financeira mundial em Brasília

Dilma: 'Brasil supera crise mundial sem sacrificar povo'