Jucá elogia Itamaraty e destaca importância da diplomacia
- Hoje, mais do que nunca, voltamos nossos olhos, muitas vezes leigos, para a diplomacia. É justamente nela que depositamos as nossas mais fervorosas esperanças para a superação dos enormes desafios e problemas que afligem e ameaçam toda a humanidade. São questões que acabam por insinuar a iminência de riscos já cogitados, mas nunca tão próximos de eventual consumação, dentro da densa e turbulenta articulação que viabiliza a condução dos negócios do mundo - afirmou.
Nesse contexto, acrescentou, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil "inscreve-se há muitos anos no seletíssimo grupo que concentra os melhores e os mais eficazes agentes diplomáticos de todo o mundo". Segundo Jucá, o ministério conta, há mais de meio século, com uma escola de elite, constituída pela qualidade de seus programas e pela excelência de seus professores, que é o Instituto Rio Branco, responsável pelo recrutamento, seleção, treinamento e aperfeiçoamento regular do corpo diplomático brasileiro. Em mais de 55 anos de história, disse o senador, o Instituto Rio Branco formou 1200 brasileiros e 122 estrangeiros, conquistando uma reputação de primeira linha no Brasil e no mundo.
Além de assuntos que vêm sobressaltando o mundo, como os recentes atentados terroristas, a ação diplomática, segundo Jucá, precisa acompanhar, decidir e dar conta da complexidade e dos novos desafios que alcançam todos nas esferas da economia e da cultura, como reflexo direto da aceleração do processo de globalização.
26/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osvaldo Sobrinho destaca importância da diplomacia parlamentar brasileira
Secretário-geral do Itamaraty é convidado para falar de perspectivas da diplomacia brasileira
Jucá destaca importância do Senar
Romero Jucá destaca importância da Comara
Romero Jucá destaca importância do trabalho do TCU
Jucá elogia desempenho do agronegócio e ressalta sua importância para o país