Jucá elogia medidas do Mercosul para combater o roubo de veículos



Com base numa reportagem da revista Veja , o senador Romero Jucá (PSDB-RR) protestou contra a facilidade com que ladrões roubam e levam para o Paraguai automóveis brasileiros. Jucá também elogiou as medidas que estão sendo implantadas no âmbito do Mercosul para combater o roubo, como o Registro Comum de Veículos Automotores e Condutores do Mercosul, Bolívia e Chile.

Jucá sugeriu um combate firme ao roubo de veículos, por meio da repressão ao mercado clandestino de peças usadas e do fechamento das brechas utilizadas pelo contrabando. Ele ressaltou que o furto e o roubo de veículos têm graves repercussões na segurança pública, prejudicam o funcionamento regular do mercado setorial, encarecem os prêmios de seguro e produzem impactos negativos na economia nacional sob diversos aspectos.

O senador lembrou ter apresentado requerimento solicitando informações ao ministro da Justiça sobre os dados publicados na revista Veja e as providências tomadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo ele, a revista informou que 60% do meio milhão de automóveis que compõem a frota paraguaia seriam produto de roubos feitos no Brasil, onde também circula uma frota fantasma que cresce à base de 80 mil veículos por ano.

Segundo Jucá, a resposta do ministério foi que os números mencionados pela Veja estavam bastante próximos da realidade no que se refere à quantidade de roubos e furtos, bem como à parcela de veículos recuperados. No ano passado, segundo o ministério, os furtos e roubos chegaram a 387.024 e as recuperações a 198.053.

- As estatísticas do Denatran desmentem, isto sim, o índice de crescimento da atividade delituosa apontado pela revista. Esse aumento nos últimos três anos foi, não de quase 100%, como afirmou a matéria, mas de 24,7%. Quanto aos demais dados mencionados pela revista, o Denatran afirmou desconhecer sua origem - disse o senador.

22/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá defende medidas rigorosas para combater o crescimento do crime organizado no país

FRANCELINO ELOGIA MEDIDAS ANUNCIADAS PELO PRESIDENTE PARA COMBATER A SECA

Paulo Davim elogia medidas do governo federal para combater consumo e tráfico de drogas

Subcomissão dos Caminhoneiros debate legislação para combater roubo de carga

Subcomissão quer ligação gratuita para comunicação de roubo de veículos

Subcomissão pede ligação gratuita para comunicar roubo de veículos