Jucá saúda apoio a medidas de Dilma Rousseff contra a corrupção e contesta necessidade de CPI



O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RO), discursou em Plenário nesta segunda-feira (15), para agradecer, em nome do governo Dilma Rousseff, o apoio de senadores de vários partidos às medidas anticorrupção. A mobilização, em uma frente suprapartidária, partiu da iniciativa do senador Pedro Simon (PMDB-RS).

- Como líder do governo, quero aqui reafirmar a posição do governo de não só combater a corrupção, mas de investigar cada fato, cada denúncia, cada posição que for colocada - disse Jucá.

O líder do governo, porém, manifestou-se contrário à insistência de parlamentares na criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar denúncias de desvios de dinheiro público em vários ministérios.

- Há uma cruzada pelo país de combate à corrupção acima de cor partidária. Discordo das colocações que apontaram necessidade de CPI. Tenho esse posicionamento, como líder do governo, porque o governo está investigando todos os fatos, o Ministério Público, a Polícia Federal estão investigando. Respeito o posicionamento de cada senador e cada senadora dei investigar profundamente transparentemente, mas sem necessidade de CPI - propôs o líder.

A crise, que teve início com denúncia da revista Veja sobre corrupção no Ministério dos Transportes, aprofundou-se com a Operação Voucher da Polícia Federal que, na última terça-feira (9), prendeu 35 pessoas vinculadas ao Ministério do Turismo, acusadas de participarem de esquema fraudes em licitações.

Ministro dos Transportes

Jucá confirmou o comparecimento nesta terça-feira (16) do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, à Comissão de Infraestrutura de Serviços (CI) para prestar esclarecimentos sobre as denúncias relativas a sua pasta. Disse ainda que os ministros que forem solicitados a prestar esclarecimentos sobre fatos virão ao Senado, para uma vez mais argumentar contrariamente à criação de uma CPI.

- A posição do governo será de trazer os ministros para que possam prestar esclarecimentos ao Senado e à sociedade - enfatizou.

Jucá encerrou agradecendo novamente aos senadores e disse que sua vinda ao Plenário significava um aval à "importância da sessão" e o reconhecimento sobre a necessidade de parlamentares da base e da oposição de verem os fatos apontados pela imprensa esclarecidos.



15/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro manifesta apoio a medidas contra corrupção adotadas por Dilma

Simon inicia movimento de apoio a Dilma Rousseff e a medidas moralizadoras

Senadores discursam em apoio a Dilma e contra a corrupção

Suplicy manifesta apoio a Dilma na luta contra a corrupção

Pedro Simon saúda discurso de Dilma Rousseff na ONU

Angela Portela saúda escolha de Dilma Rousseff como uma das três mulheres mais poderosas do mundo