Juros do cheque especial sobem para 185,4% em maio e são os mais altos desde abril de 1999
A taxa de juros cobrada pelo uso do cheque especial em maio ficou em 185,4% ao ano, aumento de 7,3 pontos percentuais em relação a abril. Essa é a taxa mais alta desde abril de 1999, quando os juros ficaram em 193,65% ao ano. As informações foram divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta terça-feira (28).
Enquanto os juros cobrados pelo cheque especial subiram, os de outras modalidades apresentaram redução. O crédito pessoal, que inclui operações com desconto em folha de pagamento, registrou juros de 49,7% ao ano em maio, queda de 0,2 ponto percentual em relação ao mês anterior.
A taxa para a compra de veículos também caiu, passando de 30,9% (abril) para 30,4% (maio) ao ano. Os juros médios cobrados das pessoas físicas ficaram estáveis no período, registrando 46,8% ao ano.
O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, destacou que a taxa de juros do cheque especial é “significativamente mais alta do que a média”. Segundo ele, essa alta em maio era esperada por causa do aumento da inadimplência do crédito total, o que faz as pessoas recorrerem ao cheque especial, além das elevações da taxa básica de juros, a Selic.
Fonte:
Agência Brasil
28/06/2011 16:11
Artigos Relacionados
Juros do cheque especial em julho são os mais altos desde 2005
Juros do cheque especial sobem para 185% ao ano no mês de março
Juros do cheque especial sobem para 188% ao ano em julho
Sobem juros do cheque especial em novembro
Cheque especial tem menor taxa de juros desde fevereiro de 2011
Cliente de banco pode ter juros mais baixos no cheque especial