Justiça divulga cursos de pós-graduação com selo de altos estudos em segurança pública



A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça divulgou os 14 cursos de pós-graduação que receberão o Selo da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp). A lista foi disponibilizada na última segunda-feira (2).


Além dos cursos, nove universidades e duas academias de polícia tiveram projetos de cursos aprovados. A condecoração com selo é um reconhecimento ao trabalho das instituições para expansão das políticas públicas de ensino e valorização dos profissionais de segurança pública.


O processo seletivo do Selo teve início em 18 de junho e contou com participação de 27 Instituições de Ensino Superior (IES) e de Ensino em Segurança Pública (Iesp) de todo Brasil. Os candidatos apresentaram propostas de 35 cursos de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância.


Entre os estados com mais cursos aprovados, o Rio de Janeiro teve destaque com quatro aprovações. Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul tiveram dois cursos aprovados. Santa Catarina, Paraná, Ceará e Mato Grosso tiveram, cada uma, aprovação em um curso.


Os temas mais comuns entre as especializações são os vinculados aos direitos humanos e à gestão na segurança pública. Em seguida, aparecem políticas públicas, perícia e análise criminal. Todas essas propostas estão adequadas as 14 áreas temáticas para cursos da Renaesp.


No dia 19 de agosto, as IES e Iesps condecoradas receberão o certificado de concessão do Selo Renaesp e assinarão os termos de credenciamento. O evento acontece na sede do Ministério da Justiça, em Brasília (DF), às 15h.



Renaesp

Criada em 2005, a Renaesp atualmente conta com a participação de 58 IES públicas e privadas que oferecem 52 cursos gratuitos de especialização e pós-graduação lato sensu, à distância e presenciais, para mais de 2 mil profissionais de segurança pública em todo País todos os anos.


A rede foi criada para que os profissionais da área pudessem aprofundar o conhecimento em segurança pública, além de formar pensadores e gestores especialistas no segmento. 


Fonte:
Ministério da Justiça


Saiba mais sobre ensino superior no Portal Brasil.



11/08/2010 20:45


Artigos Relacionados


Justiça divulga cursos mais procurados por profissionais de segurança pública

Ministério da Justiça investirá R$ 6,24 milhões em cursos de pós-graduação em segurança

Justiça abre 200 mil vagas para cursos em segurança pública

Estudos de teologia e filosofia em seminários poderão ser convalidados em cursos de graduação

Capes divulga resultado de propostas de cursos novos de pós-graduação

Capes divulga resultado de propostas de novos cursos de pós-graduação