Justiça do Trabalho terá vara itinerante em canteiro de Jirau



O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO), contará a partir desta sexta-feira (18) com uma vara itinerante da Justiça do Trabalho para resolver possíveis problemas de ordem trabalhista surgidos no local. Desde terça-feira (15), tumulto e atos de vandalismo foram protagonizados por empregados da obra, paralisada oficialmente na quinta-feira (17) e sem previsão de volta. Há informações de que os operários estão insatisfeitos com a truculência de motoristas, seguranças e encarregados e pedem melhores condições de trabalho.

O deslocamento de uma vara itinerante para o local foi sugestão do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, acatada pela presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre), Vânia Maria da Rocha Abensur. O ônibus enviado à Jirau será equipado com computadores, servidores e magistrados.

Devem ser analisadas pela vara itinerante da Justiça do Trabalho reclamações como problemas nos contratos, corte no pagamento de horas extras pela construtora Camargo Corrêa e o baixo valor da cesta básica oferecida pela empreiteira.

A empresa nega que os atos de vandalismo tenham qualquer relação com reivindicações trabalhistas e afirma que, até o momento, nenhuma reclamação do tipo foi levada ao seu conhecimento. A construtora afirma ainda que irá apurar as denúncias de truculência.


Fonte:
Agência Brasil



18/03/2011 19:54


Artigos Relacionados


Justiça do Trabalho decide não embargar as obras da Usina Jirau

CORUMBÁ VAI SEDIAR A PRIMEIRA VARA DE JUSTIÇA AMBIENTAL

Assessora de Hillary Clinton visita castelão e ressalta trabalho social no canteiro

Justiça do Trabalho em Mato Grosso terá seis novas varas

Comissão visita obras de Jirau na outra margem do Rio Madeira para averiguar condição de trabalho

Justiça: Juizado Itinerante gratuito fica na Zona Leste até o dia 24