Lançado o Portal das Comissões do Senado




Renan anunciou que o próximo passo será a transmissão do trabalho das comissões em tempo real

O presidente do Senado, Renan Calheiros, lançou nesta quarta-feira (4) o Portal das Comissões. Além de conter a agenda dos projetos em tramitação e outros aspectos do trabalho das comissões que antes ficavam dispersos em várias páginas da internet, o portal torna disponíveis para a sociedade, com maior rapidez e amplitude, as notas taquigráficas e o áudio das reuniões por elas realizadas. O objetivo é facilitar, atualizar e modernizar as informações das comissões e subcomissões do Senado.

– No que diz respeito a esse portal, o objetivo é ambicioso, pois além de facilitar o acesso às informações que até hoje se encontravam dispersas em um labirinto de janelas, links e sistema de busca, pretendemos em pouco tempo transmitir em tempo real as audiências das comissões – explicou Renan Calheiros na cerimônia de lançamento do portal, que contou com a presença de vários senadores.

Atualmente, as reuniões de algumas comissões podem ser acessadas por intermédio da página da TV Senado na internet. O que está sendo providenciado é a transmissão em tempo real de todas as comissões por meio do Portal das Comissões.

O Portal das Comissões se adapta a qualquer plataforma, o que permite o acesso por computador, tablet ou smartphone. A ferramenta foi projetada para facilitar o acesso dos que necessitam acompanhar a atividade e a votação dos projetos e relatórios das comissões; e também atender a pessoas que não estão acostumadas com a linguagem própria da atividade legislativa. Todas as informações vão ser atualizadas no momento em que a comissão estiver reunida.

Renan Calheiros destacou o esforço dos servidores do Senado, principalmente do Prodasen, que trabalharam no desenvolvimento do Portal.

– Além de dar maior celeridade aos nossos trabalhos legislativos e, administrativamente, racionalizar nossos recursos humanos e financeiros, temos tido constantemente a preocupação de fazer uso de ferramentas capazes de aproximar ainda mais o Senado da população brasileira. Tais possibilidades, que há tão pouco tempo eram inimagináveis, se apresentam hoje como imprescindíveis para tornar o Senado mais transparente e aberto a toda a população. Essa é a nossa intenção com o Portal das Comissões – afirmou o presidente da Casa.

Transparência

O 1º secretário do Senado, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), acrescentou que o novo portal das comissões é mais um instrumento para assegurar a transparência aos trabalhos da Casa.

- Possibilita o acesso de todos os brasileiros aos trabalhos das comissões em tempo real. Através do portal das comissões é possível encontrar não apenas as matérias em análise, mas também os pareceres dos relatores das propostas. Isso é um avanço.

A secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra, explicou que o portal é mais um passo para o processo de uma modernização mais ampla das atividades das comissões. Segundo ela, essa é uma das prioridades da Presidência do Senado.

- Esse portal é resultado de um trabalho para racionalizar e incrementar o uso de soluções tecnológicas para dar mais eficiência e transparência e qualidade no apoio aos senadores no processo legislativo.

Modernização

Renan anunciou também investimentos em 2014 para a modernização dos meios de divulgação do processo legislativo, possibilitando a transmissão digital das sessões plenárias e das reuniões de comissões; a melhora do sinal da TV Senado; e a modernização do parque tecnológico do Prodasen.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado



04/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lançado o Portal do Congresso

Lançado o novo Portal Interlegis

Portal do Mercosul será lançado hoje

Portal do Software Público Internacional é lançado durante congresso

Portal do Congresso será lançado nesta terça-feira

(Flash) - Portal do Governo do Estado é lançado em cenário high tech