Lazer: Oficinas e passeios são opções para crianças e adolescentes



Atividades ocorrem em escolas estaduais de Itaquaquecetuba e no Parque da Juventude, na capital

 Atividades ocorrem em escolas estaduais de Itaquaquecetuba e no Parque da  Juventude, na capital

 Em Itaquaquecetuba, programação especial pode ser desfrutada pela garotada  neste final de férias escolares. Começou no dia 23 o Projeto Brincando e  Aprendendo nas Férias, que oferece 20 atividades recreativas e diversos  passeios a jovens de 4 a 14 anos.

As escolas estaduais Joaquim Gonçalves, Roque Barbosa Miranda, Durval Evaristo dos Santos e a ONG Bartira  permanecem abertas para a realização dos eventos, que seguem até amanhã. Há oficinas de teatro, música, dança, circo e artes plásticas, além de  jogos cooperativos, brincadeiras folclóricas e atividades em brinquedoteca. O projeto inclui passeios culturais aos museus Paulista do Ipiranga), de Arte Moderna (MAM) e de Arte de São Paulo (Masp), além da  Pinacoteca, Zoológico, Parque Ecológico do Tietê, Parque do Carmo, Sesc  Itaquera e Hopi-Hari. 

A previsão é de que mais de 3 mil crianças e adolescentes permanecerão nessas escolas, das 8 às 17 horas, nos seis dias de atividades. Os participantes têm direito a alimentação completa: café da manhã, almoço e  lanche da tarde. Trata-se do quinto ano consecutivo de realização do  projeto, que foi lançado em 2002, na EE Durval Evaristo dos Santos, e cresce a cada edição.

 Na capital - Desde o dia 7, os moradores da capital desfrutam das  atividades do Projeto Viver no Parque, iniciativa da Secretaria da  Juventude, Esporte e Lazer em parceria com a Associação Amigos das  Oficinas Culturais do Estado de S. Paulo. Realizado no Parque da  Juventude, tem como objetivo integrar os moradores da região e inserir os  jovens na sociedade, por meio de atividades de arte, educação, lazer e cultura.

Os participantes poderão escolher entre cinco oficinas. Os  eventos ocorrem nos fins de semana, até o mês de abril, gratuitamente, e são dirigidos ao público de 12 a 24 anos. Cada período oferece 60 vagas -  das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Para participar, basta se  inscrever 30 minutos antes do início.

 Parque da Juventude oferece cinco oficinas

  •  Contadores de História - Crianças e adolescentes mergulharão no mundo mágico da fantasia e poderão se transformar em futuros criadores e  contadores de histórias.
  •  Noções de Jardinagem - As noções de jardinagem ajudarão no processo de  conscientização dos jovens na manutenção dos espaços verdes do parque.  Outra ação a ser trabalhada é a doação de mudas para replantio a fim de  incentivar a preservação ambiental e a prática da cidadania.
  • Recreação Circense - Serão oferecidos exercícios de aquecimento e  experimentação dos materiais específicos desta arte, desenvolvendo a  expressão corporal.
  •  Vem Dançar - Desinibir-se e exercitar-se são alguns dos resultados instantâneos que essa oficina proporcionará, além de despertar nos jovens  o prazer de dançar e criar sua coreografia por meio dos ritmos trabalhados.  
  • Arte Sucata - Noções de aproveitamento de materiais descartáveis e novos  usos: elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas dessa oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes  durante o desenvolvimento das aulas. 

 SERVIÇO

 Brincando e Aprendendo nas Férias (Itaquaquecetuba) 

    - EE Durval Evaristo dos Santos - Praça Aimorés, s/nº - Vila São Carlos -  Tel. (11) 4645-5372

- EE Joaquim Gonçalves - Rua Vespasiano, s/no - Bairro Fraternidade - Tel.  (11) 4648-8566

   - EE Roque Barbosa Miranda - Estrada do Ribeiro, 250 - Bairro do Ribeiro -  Tels. (11) 4645-1010 e 4645-3266 

 - ONG Bartira - Rua Batatais, 36 - Vila Bartira - Tel. (11) 4647-9749

 Demais informações, com Nadir pelo telefone (11) 4645-5372 ou pelo e-mail  [email protected] 

 Projeto Viver no Parque

 Av. Zack Narchi, 1.309 (próximo à Estação Carandiru do Metrô). Oficinas aos sábados e domingos, em dois horários: das 9 às 12 horas e das  14 às

01/27/2006


Artigos Relacionados


Lazer: Viver no Parque terá várias opções para o Dia das Crianças

Lazer: Viver no Parque terá várias opções para o Dia das Crianças

Lazer: Viver no Parque terá várias opções para o Dia das Crianças

Centro de Esporte, Cultura e Lazer organiza projeto ambiental para crianças e adolescentes

Lazer: Projeto Viver no Parque oferece 2.000 vagas gratuitas em oficinas de lazer

Lazer: Viver no Parque oferece 2 mil vagas gratuitas em oficinas e lazer e cultura