Legislativo celebra Batalha do Riachuelo com elogios à Marinha



Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (9), deputados e senadores comemoraram os 146 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil. Considerado o mais importante combate da Guerra do Paraguai, a batalha de Riachuelo foi decisiva para o tratado da Tríplice Aliança, o acordo que passou a controlar, a partir de então, os rios da bacia platina.

Na presidência da sessão, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) saudou o papel fundamental da Marinha brasileira no conflito e seu significado para garantir a paz hoje vivida em todo o território nacional.

Os discursos foram marcados, como o de Santiago, pelo reconhecimento do papel histórico desempenhado pela Marinha na formação do Brasil e pela defesa de investimentos para que a instituição continue desenvolvendo projetos estratégicos.

Em defesa desses investimentos, o senador João Pedro (PT-AM) disse que um país que deseja ter um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) precisa ter uma Marinha, uma Aeronáutica e um Exército fortes, exigindo-se o mesmo para o desempenho da ciência e da tecnologia.

- Isso é que é soberania nacional - afirmou João Pedro.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) também defendeu mais recursos para a instituição. Ele explicou que a Marinha está concluindo estudos sobre a plataforma continental brasileira no momento em que o país mais necessita de projetos estratégicos em razão das descobertas do petróleo da camada pré-sal e da possibilidade concreta de ampliação da plataforma marítima.

- Pensar no Brasil de hoje e do futuro é dar condições para que a Marinha possa cumprir sua função constitucional - disse Rollemberg.

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) aproveitou a homenagem para lembrar os antepassados que construíram nesses trópicos uma nação em condições inóspitas dificilmente suportadas pelos nascidos no hemisfério norte.

- Ali eles trabalham num clima temperado, aqui é com o suor pingando nos olhos. Custou muito aos nossos antepassados fazer essa civilização. E essas Forças Armadas, que nos deram a República, que fizeram a transição do Império para a República de maneira exemplar e que continuam fiéis às suas tradições, elas enchem o povo brasileiro de orgulho - disse.

Vários deputados também discursaram na sessão, que foi uma iniciativa do senador João Pedro (PT-AM) e da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).



09/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma homenageia a Marinha no aniversário da Batalha do Riachuelo

Sarney participa, na Marinha, do 146º aniversário da Batalha do Riachuelo

Batalha do Riachuelo recebe homenagem

Parlamentares celebram aniversário da Batalha do Riachuelo

Parlamentares lembram os 144 anos da Batalha de Riachuelo

Segue comemoração de aniversário da Batalha de Riachuelo