Lei Geral da Copa e andamento das obras são prioridades da Fifa e governo brasileiro



O acerto nos detalhes que faltam para a aprovação da Lei Geral da Copa de 2014 no Congresso Nacional e o acompanhamento atento das obras de estádios, de mobilidade urbana e dos aeroportos estão entre as prioridades reafirmadas pelo secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke; pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo; e pelo conselheiro do Comitê Organizador Local, o ex-jogador Ronaldo Nazário.

Valcke e Ronaldo concederam entrevista ao lado do ministro nesta segunda-feira (16) antes do embarque para Fortaleza (CE), onde terá início uma série de visitas às 12 cidades-sede. Aldo encontrará a comitiva na segunda escala da viagem, em Salvador.

O ministro reforçou a necessidade de um trabalho conjunto e comentou o momento atual da preparação do País. “Temos a firme convicção do sucesso da organização do Brasil para o Mundial. Hoje, em Fortaleza, temos o Castelão com mais de 50% de obra concluída. O último problema em estádios, que era Porto Alegre, foi resolvido e já temos data para retomar as obras, no dia 25. As ações de mobilidade urbana estão em curso e a Lei Geral da Copa deverá ser votada no início de março, com um ou outro detalhe pendente", afirmou o ministro. “Vamos promover o esforço necessário para realizar uma Copa de acordo com as expectativas do mundo e do Brasil”, completou.

Jérôme Valcke explicou o andamento das negociações para a aprovação da Lei Geral. Segundo o secretário-geral da Fifa, haverá uma reunião no Rio de Janeiro na próxima quinta-feira (19) para debater os últimos pontos em aberto, como quem terá direito a ingressos mais baratos. “Nessa reunião vamos fazer um documento detalhando todas as categorias de ingresso para explicar claramente como deve funcionar a logística do acesso de todos esses grupos (indígenas, integrantes de programas sociais, idosos e estudantes). Precisamos ter certeza de que dá para implementar”, disse.

“Nossa visita vai ser uma longa viagem e o início de uma agenda positiva para a Copa do Mundo. Vamos demonstrar que não há absolutamente nada de errado entre o Comitê Organizador, a Fifa e o governo federal. Ficará claro que, além de bons de bola, somos bons organizadores, e faremos a melhor Copa de todos os tempos”, completou Ronaldo.

Depois das viagens a Fortaleza e Salvador nesta semana, representantes da Fifa voltam em março para visitar as demais cidades-sede. “Por enquanto não há preocupação com nenhuma cidade”, pontuou o secretário-geral.

 

Fonte:
Portal da Copa
Agência Brasil



16/01/2012 19:53


Artigos Relacionados


Governo brasileiro e Fifa fecham acordo sobre Lei Geral da Copa

Ministro do Esporte convida presidente da Fifa para ver andamento das obras da Copa 2014

Ideli diz que Lei Geral da Copa e PEC do Trabalho Escravo são prioridades do governo

Aldo Rebelo afirma que Lei Geral da Copa contempla garantias do governo à Fifa

ICMS de importados e Lei Geral da Copa são as prioridades para o governo no Senado

Blatter diz que Fifa e governo brasileiro farão “Copa exitosa”