Leia na íntegra o discurso de posse do novo Secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira



Durante posse, Grella se comprometeu a empreender um trabalho de aperfeiçoamento do programa de segurança pública já em curso

Agradeço o excelentíssimo Senhor governador do Estado pela confiança em mim depositada, confiando-me o cargo de Secretário do Estado e as atribuições relacionadas à Segurança Pública. Orgulha-me Senhor governador, a perspectiva de integrar a sua equipe de trabalho.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Presto minhas sinceras homenagens àquele que, por vários anos, esteve à frente das pastas da Secretaria da Administração Penitenciária e da Segurança Pública, o meu colega de Ministério Público, Dr. Antônio Ferreira Pinto. Dr. Ferreira sua seriedade e competência são inquestionáveis e os trabalhos desenvolvidos já beneficiaram São Paulo e seu povo de modo definitivo. Cumprimento-o pela enorme capacidade de trabalho já demonstrada.

Aproveito para externar as minhas homenagens ao Ministério Público e aos seus membros, a rica experiência profissional acumulada nas quase três décadas de atuação no Ministério Público e o privilégio de ter sido Promotor, Procurador e Procurador-Geral de Justiça por dois mandatos, seguramente em muito me auxiliarão. Desde já convido todos a empreendermos juntos, um amplo trabalho, trabalho de aperfeiçoamento do programa de segurança pública já em curso e que produziu em São Paulo, na última década, resultados altamente positivos.

Os investimentos, a constante capacitação dos nossos profissionais, a contínua valorização das carreiras policiais e o enfrentamento destemido da violência terão continuidade. A missão que foi confiada pelo Senhor governador não é outra, senão a de aplicar inovações a este programa em desenvolvimento, a de introduzir novas formulas de atuações exigidas pelo momento atual.

Esse objetivo só será alcançado com aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência, com a participação da sociedade civil organizada e com a atuação conjunta e a permanente troca de conhecimento entre as polícias: Militar, Civil e Científica. As instituições policiais terão em mim o primeiro aliado na defesa permanente da valorização das carreiras policiais do Estado de São Paulo. Essas instituições policiais fizeram muito por São Paulo, competentes, destemidas e valorosas, são motivo de orgulho!

O policial simboliza o Estado 24h por dia, 7 dias por semana. Por isso, costumo dizer que a farda e o distintivo dos policiais são, na verdade, a sua pele. Saibam todos, o Estado de São Paulo será sempre o primeiro a homenagear e a defender o bom policial, para que ele possa proteger a sociedade. O crime organizado não respeita fronteiras, ataca pelas costas de forma covarde, é insidioso e corrosivo. A única forma de combatê-lo é com planejamento, inteligência e capacidade de atuação concorrente de todos os entes que compõem a federação.

Também é preciso desfazer a noção equivocada de que o combate firme ao crime e o respeito aos Diretos Humanos são excludentes. Não o são. Não pode se tolerar a omissão do Estado, mas não se pode aceitar, sob qualquer fundamento, a violação dos direitos fundamentais e das liberdades públicas. A boa ação é a que combina o irrestrito respeito aos Diretos Humanos e ação efetiva do Estado, seja no campo preventivo ou no campo repressivo dos ilícitos penais.

O objetivo é bastante claro e definitivo: manter a segurança pública no rol das políticas públicas, promovendo a cidadania e combatendo o crime e a violência. Por isso, confiou-me o Senhor governador do Estado, a tarefa de empreender doravante a política de segurança, priorizando a atuação policial a partir do conhecimento ou da inteligência e com a integração com outros Estados da Federação, com os Municípios, com a União, levando assim adiante um projeto de governo que almeja confiar ao povo de São Paulo melhores e mais dignas condições de vida social.

O trabalho integrado com a Secretaria da Administração Penitenciária, o comando seguro das nossas polícias, a relação próxima com a sociedade civil organizada, a certeza de que contaremos sempre com a intervenção positiva do Poder Judiciário e com as contribuições próprias do Ministério Público, nos conferem a confiança necessária para levarmos adiante essa grave missão.

O tempo é de trabalho. Presto as minhas homenagens aos nossos policiais: civis e militares, a todos que integram o grande aparato que compõe a Segurança Pública do Estado de São Paulo e agradecendo novamente, o Senhor governador, convido-os a conosco empreenderem essa jornada que só trará benefícios ao povo de São Paulo. Que Deus nos abençoe e nos proteja sempre. Muito obrigado.

Do Portal do Governo do Estado



11/22/2012


Artigos Relacionados


Leia íntegra do discurso de posse de Dilma Rousseff no Congresso

Discurso do governador Mário Covas na posse do novo secretário da Fazenda, Fernando Dall’Acqua

Alckmin anuncia Grella Vieira na Secretaria de Segurança Pública

Fernando Grella é empossado na Segurança Pública

Toma posse o novo secretário da Fazenda, Fernando Maida Dall'Acqua

Toma posse o novo secretário da Fazenda, Fernando Maida Dall'Acqua