Leia no Jornal do Senado: doações a universidades públicas, projetos sobre trânsito e Biblioteca do Senado na internet
A edição eletrônica do Jornal do Senado destaca três matérias especiais neste fim de semana. A primeira delas trata da inserção completa do acervo da Biblioteca do Senado ao Catálogo Internacional Coletivo de Registros Bibliográficos, o WorldCat, a maior rede global de bibliotecas. A iniciativa implica a adoção de um pacote tecnológico moderno, que, entre outras vantagens, vai disponibilizar o acervo para pesquisas pelos mais populares mecanismos de busca, como o Google e o Yahoo.
Sempre às voltas com dificuldades para fechar as contas ao final de cada ano, por causa da quase integral dependência dos repasses de recursos públicos, as universidades públicas brasileiras podem ter em breve a oportunidade de abrir um novo caminho para aumentar suas receitas: as doações, incentivadas pela dedução dos valores do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas. Um projeto que cria esta possibilidade foi aprovado na Comissão de Educação da Câmara e pode chegar ao Senado já no ano que vem.
Com 12 anos de vigência, e após ter passado por importantes modificações recentes (como a adoção da chamada Lei Seca, em 2008), o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) continua na mira de senadores e deputados. Juntos eles apresentaram mais de 450 projetos para alterar artigos do código em temas tão variados e controversos como os valores e a forma de pagamento das multas, os instrumentos eletrônicos de controle da velocidade ou os equipamentos de segurança obrigatórios nos veículos nacionais.
23/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
TUMA DOA LIVRO SOBRE TRÂNSITO À BIBLIOTECA DO SENADO FEDERAL
Cidadão poderá opinar sobre projetos em tramitação no Senado pela internet
Jornal do Senado e Rádio Senado lançam cartilha em áudio sobre orçamento da União
Senado abre novo espaço na internet para cidadão opinar sobre projetos
Leia a nota da Consultoria do Senado sobre o projeto que altera a Lei de Licitações
Vídeos com aulas de universidades públicas serão disponibilizados na internet