Leilões da Conab podem ser usados para escoar produção recorde de uva



O governo federal estuda a possibilidade de utilizar operações na modalidade do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) , para apoiar o setor vitivinicultor do Sul do País, com o escoamento dos estoques excedentes de vinho para exportação doméstica e destilação. Nessa modalidade, o governo concede um valor à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento. Este instrumento desonera o governo da obrigatoriedade de comprar e estocar o produto.

A ideia é acalmar o setor produtivo, sobretudo com relação à redução de preços, uma vez que a produção supera a comercialização dos produtos. A uva cultivada no Rio Grande do Sul atinge, este ano, um volume histórico de mais de 700 mil toneladas, cerca de 10% a mais que o recorde anterior, de 2008, quando foram colhidas 634 mil toneladas.

Segundo a analista de mercado da Superintendência de Gestão da Oferta da Conab, Bruna Bucchianeri, o PEP é o instrumento ideal para isso. "Este ano, foram escoados 35 milhões de litros de vinho, cerca de 47% dos estoques de passagem remanescentes de 2009. Ainda assim, há um saldo de estoque de 187,9 milhões de litros, principalmente de vinho de mesa a granel", explica.

Outras alternativas viáveis são a substituição de parreirais e investimento na produção de uvas de melhor qualidade. "Além disso, a partir de julho, vinhos e espumantes só poderão ser comercializados com o selo de controle da Receita Federal, uma forma de evitar a competição desleal com os vinhos importados", avalia a analista. 


Fonte:
Conab



08/06/2011 19:35


Artigos Relacionados


Senadores visitarão portos, rodovias e ferrovias usados para escoar produção

Para Conab, produção de grãos será recorde em 2011 e deve superar 200 mil toneladas

Conab realiza leilão para escoar sisal e uva esta semana

Produção de grãos bate novo recorde no País, confirma Conab

Ruben Figueiró sugere estrada para escoar produção do Mato Grosso do Sul

Conab confirma leilões de feijão para o próximo dia 30