Leilões desta 5ª negociam mais de 133 mil toneladas de arroz e sisal



Nesta quinta-feira (28), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai realizar duas operações de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), que negociarão 133,2 mil toneladas de arroz e sisal.

O leilão de sisal bruto será de 3,25 mil toneladas(t) da safra 2010/2011, sendo 3 mil t da Bahia, 150 t da Paraíba e 100 t do Rio Grande do Norte. Poderão participar da operação as indústrias de beneficiamento e comerciantes que não sejam provenientes dos estados produtores da fibra.

O Prêmio de arroz será de 130 mil toneladas do produto em casca, produzido nos estados do Rio Grande do Sul (100 mil t), de Santa Catarina (10 mil t), do Mato Grosso do Sul (10 mil t) e do Paraná (10 mil t). O destino poderá ser qualquer localidade, exceto as regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste; os estados de Tocantins, Rondônia e Pará; e países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Suriname.

Desde o início do ano, foram realizados 12 leilões de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) de sisal, com a negociação de 31,3 mil toneladas de fibra. De arroz, foram seis leilões, com o Prêmio de 556,6 mil toneladas do produto.


Mecanismo de venda

O Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) é uma modalidade de venda em que o governo concede um valor à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural. Em seguida, este produtor transporta o produto para uma região com necessidade de abastecimento. Este instrumento desonera o governo da obrigatoriedade de comprar e estocar o produto.


Fonte:
Ministério da Agricultura



27/04/2011 17:13


Artigos Relacionados


Leilões desta quinta-feira terão milho, sisal, arroz e café

Leilão negocia mais de 340 mil toneladas de arroz, trigo e sisal

Conab leiloa mais de 300 mil toneladas de milho, trigo, arroz, sisal e café

Conab realiza leilões de trigo, milho, sisal, arroz e café

Leilões da semana comercializam safras de sorgo, milho, sisal, arroz e café

Governo negocia mais de 45 mil toneladas de produtos em leilões desta 5ª