Lembo assina termo de permissão de uso do Teatro Oficina



O decreto foi assinado para a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona e permite a realização de espetáculos teatrais e eventos culturais

O governador Cláudio Lembo assinou na noite desta nesta quinta-feira, dia 13, o termo de permissão de uso do Teatro Oficina para a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona. O espaço, que é dirigido pelo diretor e produtor José Celso Martinez Correa, funciona há 48 anos no bairro do Bixiga, na Capital.

Há 25 anos ocorrem divergências entre o apresentador e empresário Silvio Santos, proprietário de quase todos os imóveis do quarteirão, onde estão o Teatro Oficina e o diretor José Celso. O empresário quer construir um shopping center, enquanto Celso quer preservar o teatro e aumentar para transformá-lo num Teatro Estádio, tal como foi concebido originalmente pela arquiteta Lina Bo Bardi.  O decreto assinado hoje permite a realização de espetáculos teatrais e eventos culturais.

Para o secretário estadual da Cultura, João Batista de Andrade com esse termo o teatro terá uma solução definitiva, uma vez que o imóvel passa a ser administrado pela própria companhia e a relação de patrocínio se torna normal, como qualquer companhia de teatro. "Com essas medidas o Estado paga uma dívida histórica com o Oficina, cuja importância é incomensurável na formação cultural brasileira a partir da década de 1960", explicou o secretário.

O governador Cláudio Lembo destacou a importância cultural do bairro do Bexiga, onde o Teatro Oficina está localizado. "Esse local é um ponto de referência de São Paulo e do bairro. O teatro é uma grande máscara e hoje estamos aqui, tirando a máscara e fican

07/13/2006


Artigos Relacionados


Lembo assina termo de permissão de uso do Casarão do Valongo

Lembo assina termo de cooperação com Tribunal Federal da 3ª Região

Teatro: Inscrições para o III Festival de Teatro da Oficina Cultural Alfredo Volpi estão abertas

SP assina termo de cooperação com o México

Itaipu assina termo de cooperação com ONG francesa

Transnordestina assina termo de compromisso com Ibama