Lembo participa da entrega do Prêmio Exporta São Paulo



Em discurso, governador destacou a competição desleal sofrida por produtos brasileiros contra produtos de origem asiática

O governador Cláudio Lembo participou na noite desta segunda-feira, dia 11, da entrega do Prêmio Exporta São Paulo, promovido pela Associação Comercial da Capital (ACSP), em um hotel no bairro Bela Vista, região central da cidade.

O principal objetivo da premiação é estimular os industriais paulistas a participar de operações que incentivem a exportação de seus produtos. Ao todo, 33 empresas foram contempladas nas 18 regiões da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Durante discurso, o governador Cláudio Lembo destacou a importância de incentivar, sobretudo, o médio e o pequeno exportador com premiações. Ele falou também, da concorrência desleal enfrentada pelos empresários brasileiros que assistem a invasão de produtos de origem asiática no País.

“Simplesmente abriram as nossas fronteiras e destruíram a nossa indústria, que se torna obsoleta”, afirmou. “E além do mais os produtos brasileiros concorrem com mercadorias que são produzidas, muitas vezes, desrespeitando direitos sociais e garantias de direito ao trabalhador. O trabalhador, em alguns locais, tem um ritmo de escravo. Felizmente, nós no Brasil temos direitos sociais e os preservamos”, comparou o governador.

Lembo comentou, ainda, sobre a necessidade de investir-se na infra-estrutura para impulsionar as exportações. “Não temos estrutura logística nos céus do Brasil. Não temos portos com capacidade de exportar e importar. Portanto, estamos em uma cerimônia cívica diante de heróis que apesar das dificuldades ainda exportam”, frisou.

Na mesma cerimônia, Lembo autorizou o governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, a assinar protocolo de intenções entre a ACSP e a São Paulo Chamber of Commerce, com o propósito de desenvolver o projeto “Exportar São Paulo”.

A secretária da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Maria Helena Guimarães de Castro, informou que o Estado registra aumento em suas exportações nos últimos anos. De acordo com ela, entre 2003 e 2004, São Paulo obteve um crescimento de 35% em suas exportações. “Os números demonstram que trilhamos o caminho certo”, observou Maria Helena.

Já o presidente da Associação Comercial, Guilherme Afif Domingos, lamentou o fato de o governo brasileiro ter dado a China o status de economia de livre mercado. Segundo ele, o ato refletiu em perdas para vários segmentos da cadeia produtiva nacional. “Temos políticas pouco favoráveis e com essa postura a indústria brasileira foi penalizada mais uma vez”, avaliou Afif.

O prêmio recebido por 33 empresas, integra o conjunto de cooperação firmado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e a Facesp em 2004.

Participaram da premiação o presidente do Centro das Indústrias de São Paulo (Ciesp), Cláudio Vaz, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o deputado federal eleito Guilherme Campos, entre outras autoridades.

Abaixo, segue a lista dos vencedores:

Injeflex Indústria e Comércio de Dispositivos e Produtos Médicos; Howden South America Ventilados e Compressores; Tunkes do Brasil; Power Turbo Indústria e Comércio; Machinox Indústria e Comércio; Magic Square Confecçõ

12/11/2006


Artigos Relacionados


Cláudio Lembo participa da entrega do prêmio Bem Eficiente 2006

Governador Cláudio Lembo participa da entrega do III Prêmio Polícia Cidadã

Lembo participa da cerimônia de entrega do Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo

Lembo entrega Prêmio da Fundação Bunge no Palácio dos Bandeirantes

Lembo entrega Prêmio da Fundação Bunge no Palácio dos Bandeirantes

Governador Cláudio Lembo entrega prêmio à melhor empresa do Brasil