Liberados R$ 2 milhões para formação de pesquisadores em telecomunicações



Para atrair e formar pesquisadores na área de telecomunicações, uma parceria firmada entre o Ministério das Comunicações e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prevê o repasse de R$ 2 milhões do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). O acordo concederá 555 bolsas de estudo a alunos de graduação em áreas como engenharia e ciência da computação com ênfase em telecomunicações.

O objetivo é atrair estudantes e pesquisadores para a área de telecomunicações, que atualmente enfrenta uma carência de profissionais, afirma o secretário-adjunto do Funttel, Eder Alves, que ressalta que o incentivo à capacitação de recursos humanos é um dos objetivos do Fundo, criado em 2001.

Essa, no entanto, é a primeira ação realizada especialmente com este foco. “Até então, a capacitação era uma consequência dos investimentos em pesquisas e acabavam retendo o pessoal que já atuava na área. Dessa vez, a intenção é atrair pessoas que, sem esse estímulo, poderiam nunca se interessar pelo tema”, destaca Alves.