Licença ambiental para Belo Monte será debatida pela CI
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realizará audiência pública para discutir a questão das licenças ambientais para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, no Pará. A realização de debate foi aprovada nesta quinta-feira (16) em reunião da comissão, mas ainda não tem data marcada para ocorrer.
Segundo o autor do requerimento para a realização da audiência, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), o debate é necessário porque a obra está cercada de polêmica.
- Apenas em relação a questões ambientais, o Ministério Público Federal no Pará já ingressou com 11 ações civis públicas, o que revela a complexidade dos problemas que envolvem a obra - afirmou.
Para justificar o debate, Nunes explica ainda que a obra envolve investimentos da ordem de R$ 25 bilhões e terá enorme repercussão no sistema de fornecimento de energia do país. Segundo ele, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após anos de resistência à concessão das licenças ambientais, concedeu recentemente licença definitiva para a construção da usina, apesar dos vários problemas apontados pelo Ministério Público.
Serão convidados para o debate um representante do MP e outro do Ibama, além do ex-deputado federal e consultor na área de meio ambiente Fábio Feldman.
Energia elétrica
Também foi aprovada na reunião desta quinta-feira a realização de um debate conjunto da CI e da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre a universalização do atendimento de energia elétrica para consumidores localizados longe das redes.
Na justificativa para realização da audiência pública, Delcídio Amaral (PT-MS) explica que, embora Resolução (238/06) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleça que os atendimentos aos clientes longe das redes deve ser regulamentado futuramente, passados quase cinco anos, a situação ainda não foi resolvida, gerando inúmeros transtornos aos clientes, muitos deles já pagando pelo serviço ainda não prestado.
Durante a discussão do requerimento, Wellington Dias (PT-PI) afirmou que, por conta desse problema, o Programa Luz para Todos também tem atrasado seu calendário de atendimento.
Serão convidados para o debate o diretor-geral da Aneel, Nelson José Hubner Moreira; o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Wilson Grudtner; o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia (Abradee), Nelson Fonseca Leite e ainda um representante da Eletrobrás.
Adiamento
Na reunião desta quinta, a CI adiou para a próxima semana o exame de duas propostas que estavam na pauta. A primeira incentiva o uso de fontes de energia limpa e propõe a gradual substituição de combustíveis fósseis por alternativas renováveis e não-poluentes (PLS 164/10), e a segunda reduz a incidência do Imposto de Renda (IR) sobre o rendimento bruto dos contribuintes que se dedicam ao transporte de carga autônomo (PLS 234/11).
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
16/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ibama defende concessão de licença ambiental para Belo Monte
José Nery pede suspensão da licença ambiental para construção da Usina do Belo Monte
Responsáveis pela construção de Belo Monte devem pedir licença específica para canteiro de obras
Ministro Zimmermann diz que Belo Monte é viável e seu impacto ambiental será mínimo
Ibama diz que tem segurança jurídica para emitir licença de Belo Monte
Licença para Belo Monte se baseou em 5 pareceres técnicos, diz Ibama