Lideranças políticas pedem apoio político a Jader para criação do estado de Carajás



Os deputados federais Giovanni Queiroz (PDT-PA), Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) e Renildo Leal (PTB-PA), os deputados estaduais Zequinha Marinho (PDT-PA), Cláudio Almeida (PDT-PA) e Cristina Murtan (PMDB-PA), além de prefeitos de todos os partidos, empresários, trabalhadores rurais e lideranças de municípios do Sul do Pará, estiveram na noite desta segunda-feira (dia 25) com o presidente do Senado, Jader Barbalho, solicitando apoio político para a aprovação do projeto de Giovanni Queiroz que determina a realização de um plebiscito para a criação do estado de Carajás.

A comitiva pediu ainda que Jader Barbalho intervenha junto ao presidente da República e a lideranças do governo no sentido de que eles revejam a posição contrária à realização do plebiscito. O presidente do Senado manifestou-se favorável à consulta popular por entender que o povo, democraticamente, tem o direito de expressar a sua opinião.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e deverá ser apreciado pelo Plenário daquela Casa ainda nesta semana. Se aprovada pelos deputados, a matéria virá para análise do Senado. A proposta prevê que 39 municípios do Sul do Pará integrarão o novo estado. Segundo o relator da matéria na Câmara, deputado Nilson Gibson (PSB-PE), a distância média de Belém para a região onde seria criado Carajás é de 500 quilômetros.

25/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova realização de plebiscito para criação do estado do Carajás

Lideranças indígenas pedem a João Durval apoio a suas reivindicações

Deputados estaduais pedem apoio de Jader para acabar com voto secreto

Aprovada realização de plebiscito sobre criação do estado de Carajás

Funcionários da PF pedem a Jader criação de carreira

Mozarildo volta a defender plebiscito sobre criação do estado de Carajás