Lídice da Mata quer que Salvador sedie Universidade Mundial da ONU



A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) pleiteou em Plenário nesta terça-feira (3) a escolha de Salvador, capital de seu estado, a Bahia, para ser a sede da reitoria e administração da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas. A criação da instituição foi definida no final de maio, durante o Fórum de Salvador, evento que reuniu na capital baiana, representantes dos governos estadual e federal, do Ministério Público, do Judiciário, além de especialistas de 19 países.

Segundo a senadora, a proposta de se criar a Universidade Mundial é instalar um fórum da comunidade internacional para discutir conhecimentos, com base na ciência e tecnologia, sobre temas relacionados à segurança humana e ao desenvolvimento sustentável dos povos. A universidade irá ofertar cursos em nível de pós-graduação, aperfeiçoamento profissional e atividades de pesquisa.

Lídice da Mata explicou que, durante o fórum, ficou definido que a sede da universidade será no Brasil. A senadora defendeu então que seja em Salvador, terceira maior capital do país e a maior do Nordeste. O projeto para que a reitoria fique na Bahia está sendo elaborado pelo governo local e será apresentado à ONU em agosto.



03/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata homenageia monge que atuou em Salvador

Lídice da Mata e Sérgio Souza visitam obras da Copa em Salvador

Lídice da Mata anuncia lançamento de programa de segurança pública em Salvador

Lídice da Mata lamenta estragos causados pela chuva em Salvador

Lídice da Mata registra aniversário de Salvador e denuncia caos financeiro no município

Lídice da Mata exalta trajetória de Carlos Mariguella e defende criação de memorial em Salvador