Linha 12 da CPTM ganha 5ª estação com qualidade de Metrô



Inauguração aconteceu nesta quarta-feira, 16, com presença do governador José Serra

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Atualizada às 15h49

Os moradores da região de São Miguel Paulista, na capital, ganharam nesta quarta-feira, 16, mais uma estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) construída dentro dos moldes de modernização da linha. O Governo do Estado entregou a estação Jardim Romano, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana, antiga Linha F), na qual foram investidos R$ 18 milhões do Tesouro do Estado. Localizada na rua José Álvares Moreira, a estação é a quinta com qualidade de metrô de superfície aberta em 2008 nessa linha, que cruza grande parte da zona leste da capital e municípios vizinhos, transportando 150 mil usuários diariamente.

“A Jardim Romano tem todas as condições de uma estação moderna, como acessibilidade, muito espaço e conforto para os usuários", afirmou o governador José Serra durante a cerimônia de inauguração. O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, destacou que  a nova estação representa um ganho em qualidade de vida. “Para se ter uma idéia, o passageiro que tinha que ir de ônibus daqui até a Penha chegava a gastar 1 hora e vinte minutos. Com o trem esse tempo vai ser muito menor”, disse ele. “Esse tempo agora poderá ser utilizado para ficar com a família, para o lazer ou para melhorar o estudo e, com isso, melhorar de vida”, concluiu.

Mudanças

Junto com a nova estação, a CPTM traz para a população da zona leste melhores condições de acessibilidade e integração do sistema de trens metropolitanos com o meio urbano. As construções diminuirão a distância entre estações, que na Linha 12-Safira é de 4 quilômetros, em média, para 3,2 quilômetros.

Além da arquitetura arrojada, a Jardim Romano conta com bicicletário (240 vagas), novos viários e áreas revitalizadas com paisagismo nos seus arredores. À exemplo das outras unidades já inauguradas na mesma linha, a estação Jardim Romano valorizou  a região e trouxe maior atratividade para a instalação de equipamentos públicos, de prestação de serviços e comércio.

A CPTM também se preocupou com o entorno da estação inaugurada hoje. Foram executadas calçadas, com guias, sistema de drenagem, iluminação pública e sinalização de trânsito. A unidade recebeu tratamento de jardinagem e paisagismo nas áreas externas.

A nova estação possui sistemas de captação e reutilização de água das chuvas, que serão aproveitadas na limpeza, em bacias sanitárias e serviços de jardinagem. Os sistemas consistem na coleta de água pluvial da cobertura das estações, com tubulação independente para encaminhar a água para um reservatório de retenção e depois para um outro reservatório de reaproveitamento, onde será feita a adição de cloro para desinfecção.

Metrô de superfície

O Governo do Estado investirá R$ 1,4 bilhão até 2010 na Linha 12-Safira, por meio do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos. O ramal terá padrão de metrô de superfície, cujas características são confiabilidade (menos falhas técnicas e mais regularidade), rapidez (menor tempo de espera), segurança, qualidade das estações e dos trens.

 No dia 29 de janeiro, o governador José Serra inaugurou as estações USP Leste e Comendador Ermelino (reconstruída). Quatro meses depois, no dia 28 de maio, foram entregues à população mais duas estações na mesma Linha 12: Itaim Paulista e a Jardim Helena-Vila Mara, todas com padrão de metrô de superfície.

As obras de modernização da Linha 12-Safira integram o Plano de Expansão da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, que prevê a aplicação de recursos da ordem de R$ 17 bilhões no Metrô, CPTM e EMTU/SP. Trata-se do maior investimento já realizado no setor.

Uma das principais metas é transformar mais de 160 quilômetros, dos 260 quilômetros de linhas da CPTM, em metrô de superfície e possibilitar a redução em 25% do tempo médio de viagem no sistema. Ao todo, já foram encomendados 99 trens novos, dos quais quatro estão em circulação na Linha 9-Esmeralda e outros 20 começarão a operar na Linha 12 a partir de 2009.

A frota de 15 trens que circula na Linha 12 foi totalmente reformada. A CPTM também promove melhorias nos sistemas de telecomunicação, energia, sinalização e via permanente, visando reduzir os intervalos de oito para quatro minutos, nos horários de pico.

Manoel Schlindwein com CPTM

(I.P.)



07/16/2008


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