Litoral Norte abre debate sobre segurança pública no interior do Estado
A Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa realizou hoje (01.03), no auditório da Cãmara de Vereadores de Tramandaí, a sua primeira reunião no interior do Estado, que tratou sobre os problemas relacionados com a segurança pública no Litoral Norte gaúcho.
Para o presidente da Comissão, deputado estadual Elmar Schneider, o encontro, que contou com a participação do Chefe de Polícia, delegado José Antônio Araújo e do Sub-Comandante da Brigada Militar, coronel Carlos Alberto dos Santos, foi extremamente positivo. “A audiência viabilizou a abertura de um debate responsável sobre as questões da violência e da criminalidade no Litoral. Tenho certeza que os representantes do governo do Estado puderam externar o trabalho realizado e as dificuldades enfrentadas assim como os prefeitos, vereadores e associações comunitárias da região levantaram os problemas e sugeriram alternativas. É esta troca e esta discussão séria que estimula o trabalho da Comissão de Serviços Públicos que pretende percorrer todas as regiões, no centro dos problemas das comunidades”.
O Chefe de Polícia foi questionado sobre os verdadeiros números da violência no Litoral. Araújo, que enalteceu a idéia das reuniões com a população, esclareceu aos participantes que há uma política na Secretaria da Justiça e Segurança de não revelar os dados estatísticos até o final do veraneio, mas que podia assegurar que esta Operação Verão foi a maior realizada nos últimos anos.
Já o Sub-Comandante da Brigada Militar disse que a Comissão possibilitou uma aula de democracia. “Para se realizar todo um planejamento técnico, a Brigada Militar necessita dos subsídios, das sugestões da comunidade, por isso a importância deste tipo de reunião”. O coronel lembrou ainda, que no Litoral Norte não se mexeu no efetivo, ao contrário, dos 649 policiais lotados, houve um incremento de 70 policiais. “Temos uma orla de 150Km para ser policiada, em torno de 200 mil casas para serem guarnecidas é essencial o apoio e o comprometimento de todos os moradores para a realização de um bom trabalho de segurança pública”.
Os prefeitos, vereadores e associações comunitárias reclamaram da falta de efetivo, de investimentos e o abandono dos órgãos policiais do Estado na região após o veraneio. “Somos parceiros, queremos construir alternativas para melhorar a segurança da nossa população, mas não podemos permitir que as nossas cidades fiquem abandonadas a toda a sorte depois do dia 15 de março”, alertou o prefeito de Tramandaí, Edgar Rapaki. O prefeito sugeriu ao Sub-Comandante da Brigada Militar que os cursos de formação de soldados e sargentos fossem realizados no Litoral, como ocorrera em outras oportunidades. “Naquele período, os policiais estudavam e ao mesmo tempo faziam o policiamento ostensivo, reforçando o efetivo do município. O arrombamento nas casas foi reduzido em 82%”, lembra Rapaki.
Ao terminar a reunião, o presidente da Comissão encaminhou as seguintes propostas ao Executivo estadual: a solicitação dos dados estatísticos da Operação Verão no Litoral norte, assim como os investimentos empregados no período; uma solução para a falta de efetivo nos órgãos de segurança e o envio à Assembléia Legislativa de uma suplementação de recursos orçamentários para investimentos na área de segurança pública.
Participaram também da reunião extraordinária o deputado federal Edir Oliveira (PTB), os deputados estaduais Abílio dos Santos (PTB), José Gomes (PT), o presidente da Associação de Oficiais da Brigada Militar, coronel Cairo Camargo e o presidente da Associação dos delegados de Polícia do RS, José Carlos Webber.
03/01/2001
Artigos Relacionados
Segurança investirá 11,2 milhões em unidades policiais do interior e litoral
Audiência pública discute macrozoneamento do Litoral Norte
Circuito Cultural Paulista chega a 95 cidades do Interior e Litoral do Estado
Debate sobre Gestão Democrática é levado ao interior do Estado
Litoral e interior do Estado também oferecem boas opções de parques estaduais
Litoral e interior do Estado também oferecem boas opções de parques estaduais