Livraria do Senado tem coletânea de pioneiro em quadrinhos



Ainda é possível adquirir a coletânea produzida pelo Senado das obras do quadrinista Angelo Agostini, italiano naturalizado brasileiro que publicou, a partir de 30 de janeiro de 1869 (quase um século e meio atrás), As Aventuras de “Nhô-Quim”, ou Impressões de uma Viagem à Corte, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira de longa duração e uma das primeiras em âmbito mundial. A história foi publicada pela revista Vida Fluminense até janeiro de 1872, com algumas interrupções, totalizando 14 capítulos.

Em 1984, a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-SP) criou o Dia do Quadrinho Nacional, que é comemorado, desde então, em 30 de janeiro. No ano seguinte, a AQC instituiu o Prêmio Angelo Agostini, a principal premiação para autores e desenhistas de quadrinhos no Brasil.

Em 2002, a Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep) do Senado publicou a coletânea As Aventuras de Nhô Quim & Zé Caipora – Os Primeiros Quadrinhos Brasileiros (1869-1883), pesquisada e organizada por Athos Eichler Cardoso.

A obra apresenta, na íntegra, os 14 capítulos de Nhô-Quim e os 75 capítulos de Zé Caipora, outro personagem criado por Agostini e publicado nas revistas: Don Quixote, Revista Ilustrada e O Malho. A coletânea, que tem 200 páginas, ainda está no catálogo da Livraria do Senado e pode ser adquirida pelo site por R$ 30.

Boa parte das histórias teve de passar por longo e cuidadoso trabalho de restauração digital para que pudesse ficar legível na publicação do Senado.

Nhô-Quim foi criado por Agostini como um caipira rico e muito ingênuo que chega à cidade do Rio de Janeiro, ainda capital do Império. O personagem, por meio de sua ingenuidade e ao longo de várias situações cômicas, tece seguidas e irreverentes críticas abordando problemas urbanos, modismos, costumes sociais e políticos da época. Zé Caipora também nasce como herói cômico, mas como teve longa publicação, de 1883 até 1906, o personagem urbano passa também por uma fase aventureira e outra romântica.



31/01/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Editora do Senado republica primeiros quadrinhos brasileiros

Editora do Senado republica primeiros quadrinhos brasileiros

Senado lança coletânea de hinos

Senado lança coletânea de hinos

Maurício de Souza fala à TV Senado sobre histórias em quadrinhos

Consultores do Senado lançam coletânea de textos