Livro aborda medicina em São Paulo no começo do século XX
"Na arena de Esculápio" é uma publicação da Editora Unesp
Na passagem do século XIX para o XX, o acelerado crescimento econômico de São Paulo acarretava população maior, proporcionando um aumento também no campo médico, com mais hospitais, clínicas e outras instituições de saúde. Isso para não falar das epidemias, que davam um caráter de urgência ao desenvolvimento dos saberes microbiológicos.
Nesse contexto, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, tema de Na arena de Esculápio, lançamento da Editora Unesp, tinha um papel central nas discussões médicas da época. Luiz Antonio Teixeira percorre esses debates, que refletem os caminhos da saúde pública no Brasil, no período que vai de 1895, quando a entidade é criada, até 1913, data da fundação da Faculdade de Medicina do Estado.
Teixeira destaca o papel da Sociedade de Medicina e Cirurgia, até agora pouco estudada pela historiografia, na institucionalização da medicina em São Paulo, apresentando os protagonistas dessa odisséia e seus interesses profissionais, os projetos e as realizações que mostram uma sociedade científica em ação. E também as implicações práticas de sua produção científica, desde a defesa dos interesses profissionais dos médicos até as elaborações de congressos e a criação da Policlínica de São Paulo. Sem falar nas controvérsias científicas com outras instituições, como o Serviço Sanitário.
Sobre o autor – Luiz Antonio Teixeira é mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é pesquisador associado da Fundação Oswaldo Cruz. É autor de Ciência e saúde na terra dos bandeirantes: a trajetória do Instituto Pasteur de São Paulo - 1903-1915 (Editora da Fiocruz, 1995) e Cobras, lagartos e outros bichos: uma história comparada dos Institutos Oswaldo Cruz e Butantan (UFRJ/Fiocruz, 1993, em co-autoria com Jaime Benchimol).
Título: Na arena de Esculápio – A Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo (1895 – 1913)
Autor: Luiz Antonio Teixeira
Número de páginas: 1294
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 49
ISBN: 978-85-7139-787-3
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.
Da Editora Unesp
(L.F.)
01/31/2008
Artigos Relacionados
Brasil sediará maior evento mundial sobre desenvolvimento sustentável do começo do século 21
Simon lança livro com Reflexões para o Brasil do século 21
Márcio Moreira Alves fala sobre seu livro "Gostei do Século", na TV Senado
Livro aborda restrições a convênios em ano eleitoral
Livro aborda comportamento dos jovens na metrópole
Livro aborda saúde e segurança no trabalho no Brasil