Livro sobre Prestes está entre os "best sellers" do Senado em Porto Alegre



Dentre os lançamentos que o Senado está apresentando na 49a Feira do Livro de Porto Alegre, duas obras despertaram a atenção dos leitores gaúchos. A primeira trata do período em que Luiz Carlos Prestes foi senador e constituinte: Luiz Carlos Prestes, o Constituinte, o Senador (1946-1948). O organizador da obra, Sérgio Soares Braga, descreve a faceta parlamentar do maior líder político do Partido Comunista Brasileiro. Uma obra essencial para quem quer entender melhor as circunstâncias que levaram Prestes a optar pela luta armada e a história das idéias no Brasil.

No livro, estão transcritas as falas de Prestes no Congresso Nacional, desde sua primeira intervenção na Assembléia Constituinte de 1946, até a última sessão antes da cassação dos mandatos dos parlamentares comunistas. É possível acompanhar discussões que vão do encaminhamento de propostas de emendas até as apresentações doutrinárias, o embate ideológico entre os políticos anticomunistas e a defesa intransigente que Prestes fazia dos países do Leste europeu e do regime comunista.

O outro lancamento, Memórias do Meu Tempo, é uma compilação das memórias políticas de J. M. Pereira da Silva sobre o Segundo Reinado. São registros e comentários do autor que cobrem os acontecimentos nacionais no período de julho de 1840 a dezembro de 1886, perfazendo uma extensa crônica política escrita de forma ágil. O autor também busca demonstrar a excelência das instituições da monarquia parlamentar constitucional brasileira e analisa a situação financeira do Segundo Reinado, tornado este livro o mais circunstanciado e detalhado relato sobre a administração das finanças públicas naquele período.

Um livro que tem atraído os leitores gaúchos é o Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste de Saint-Hilaire, primeiro francês a aventurar-se pelo interior do Brasil. Escrita todas as noites, a obra foi redigida em forma de diário durante a expedição do sábio francês pela Província do Rio Grande do Sul até Montevidéu, então Província Cisplatina, e através das antigas missões jesuíticas, no período de 1820 a 1821. O autor disponibiliza informações preciosas sobre a fauna e a flora e sobre a sociedade oitocentista do Brasil. No final, encontra-se o Livro de Viagem, que constitui um relato da expedição realizada por Saint-Hilaire a São Paulo, 1822.

Além dos lançamentos, o Senado tem títulos que são campeões de venda em todas as feiras e bienais, como a Constituição federal, que pode ser adquirida com as emendas em separado ou com as emendas já consolidadas ao texto principal. Os preços são muito razoáveis, a versão com emendas em separado sai por R$ 7,00 e a consolidada custa apenas R$ 3,00. A coleção das Constituições, de 1824 a 1988, também tem grande procura.

Outro livro que tem grande saída é o Conselhos aos Governantes. Trata-se de uma coletânea de textos de Isócrates, Platão, Kautilya, Maquiavel, Erasmo de Roterdã, Miguel de Cervantes, Cardeal Mazarino, Maurício de Nassau, Sebastião César de Meneses, dom Luís Cunha, Marquês de Pombal, Frederico da Prússia e dom Pedro II. A organização dos textos foi feita pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Walter Costa Porto. É leitura obrigatória para quem quer entrar na política ou já está governando.

Uma versão em braile do livro será lançada pelos senadores Paulo Paim (PT-RS), Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Romeu Tuma (PFL-SP) no próximo dia 8 de novembro, no estande do Senado na Feira do Livro. Essa versão terá apenas os textos de Maurício de Nassau, Miguel de Cervantes, Marquês de Pombal e dom Pedro II. Este e outros títulos em braile serão doados a instituições de deficientes visuais. Os outros livros são o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Igualdade Racial, a Constituição Federal e a Constituição do Rio Grande do Sul, a Lei de Doação de Órgãos, o Código de Defesa do Consumidor, a Lei de Diretrizes e Base da Educação e o Estatuto da Criança e do Adolescente.



03/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim lança livro no estande do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre

SENADO PARTICIPA DA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

Senado participa da Feira do Livro de Porto Alegre

SENADO FEDERAL PARTICIPA DA 45ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

SENADO MARCA PRESENÇA NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

SENADO MARCA PRESENÇA NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE