Lobão assinala trabalho do Senai no Maranhão



Ao salientar que neste ano o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) comemora o seu 60º aniversário, o senador Edison Lobão (PFL-MA) enalteceu o trabalho da entidade no Maranhão, onde o Senai, por intermédio de convênios firmados com empresas, tem tido forte atuação na formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Conforme dados citados pelo senador, o Senai do Maranhão registrou 20.044 pessoas matriculadas em 115 cursos profissionalizantes, sendo que, para 2002, a meta é qualificar 30 mil profissionais. Ele acrescentou que, nas seis décadas de atuação da entidade, 33 milhões de pessoas foram capacitadas para o mercado de trabalho em todo o país. Lobão informou que a instituição atua no Maranhão desde 1953, período em que formou mais de 180 mil trabalhadores. Atualmente o Senai atende ao setor industrial em 14 áreas distintas, destacando-se as de eletricidade, informática, construção civil, transporte e vestuário. Com seis unidades operacionais distribuídas pelos municípios de São Luís, Açailândia, Bacabal, Caxias e Imperatriz, para atender outros municípios o Senai-MA implantou ainda o Programa de Ações Móveis. De acordo com o senador, os convênios com a Companhia Vale do Rio Doce, Consórcio de Alumínio do Maranhão e Telemar demonstram que é cada vez maior a preocupação das empresas com o aperfeiçoamento dos seus recursos humanos.

O senador mencionou ainda que o diretor regional do Senai-MA, Elito Hora Fontes Menezes, informou que, neste ano, a instituição intensificará sua atuação em ambientes tecnológicos, acrescentando que também deverá ser formado um núcleo de treinamento para a implementação e uso do gás natural.



15/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão elogia trabalho do Tribunal de Justiça do Maranhão

Lobão destaca lançamento de plano para erradicação do trabalho escravo no Maranhão

Lobão anuncia amplo programa de combate ao trabalho escravo no Maranhão e recebe dirigente da OIT

Tecnologia: Projeto de alunos da CPTM/SENAI fatura o primeiro lugar no Inova Senai

Lobão destaca ações da DRT do Maranhão

Lobão quer refinaria no Maranhão