Lobão defende busca de novos parceiros comerciais



O Brasil deve incrementar suas relações comerciais com grandes países, como a Rússia, China e Índia, tornando-se menos suscetível a problemas com o seu principal parceiro, os Estados Unidos, avaliou o senador Edison Lobão (PFL-MA) em pronunciamento sobre os esforços do governo federal para alcançar resultados positivos na balança comercial. Mais da metade das vendas externas brasileiras está direcionada a apenas seis mercados: Estados Unidos, Argentina, Países Baixos, Alemanha, Japão e Itália.

- Nas difíceis condições deste começo de século, a possibilidade de preservação e ampliação de nossas autonomias externa e interna depende da consolidação de uma política externa mais ampla possível. Uma ação multilateral que abarque o Mercosul, com a correlata formação de um sistema sul-americano de cooperação e livre comércio, articulado numa cooperação com a União Européia - disse o senador.

Na avaliação do parlamentar, a atuação do Itamaraty e os esforços do empresariado nacional já vêm dando resultado. "Em novembro de 2001, as vendas tinham crescido 62% para o Oriente Médio, 23% para a Ásia e 61% para a África. Tudo o que conseguimos no comércio exterior até hoje foi resultado de uma política de governo em aliança com as classes produtivas e a sociedade", citou o senador, como exemplo da diversificação das exportações.

Lobão também defendeu a diversificação da pauta de exportações brasileiras. Ele salientou o fato de que a recente queda da cotação internacional dos produtos industrializados obrigará o país a aumentar a venda de produtos básicos. "Só com a soja, que já está sendo embarcada para o exterior, o país espera vender US$ 5 bilhões", ressaltou.



10/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relações comerciais com parceiros do Mercosul são tema do 'Diplomacia'

Turismo vai à Noruega em busca de parceiros para a hotelaria

CDHU busca parceiros para construir casa em SP

Parceria: Hospital Emílio Ribas busca parceiros para preservação de patrimônio histórico

Debatedores pedem mais empenho na busca de acordos comerciais

Missão brasileira busca reverter barreiras comerciais a produtos agrícolas na Europa e África