Lobão destaca projeto de expansão do potencial elétrico no Maranhão



O senador Edison Lobão (PFL-MA) destacou a ampliação, pela Eletronorte, do potencial elétrico do Maranhão com a implantação, prevista para dezembro do próximo ano, de uma terceira linha de transmissão de energia partindo da hidrelétrica de Tucuruí (PA). A expansão da rede maranhense, informou o senador, prevê ainda a ampliação da subestação Miranda II e a construção da hidrelétrica de Serra Quebrada, a 15 quilômetros de Imperatriz. A energia extra para a expansão almejada será conseguida com a duplicação da capacidade de produção de Tucuruí, de 4 mil para 8,3 mil megawatts, que possibilitará o atendimento de cerca de 40 milhões de pessoas.

Ele ressaltou que Serra Quebrada será licitada brevemente, segundo promessa do presidente da República em cumprimento ao cronograma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O senador fez um breve histórico da atuação da Eletronorte, que em 27 anos de existência investiu aproximadamente US$ 15 bilhões na construção e operação de usinas hidrelétricas, termelétricas e sistemas de transmissão; em estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos aproveitamentos hidrelétricos; e em serviços de distribuição de energia elétrica em Manaus e Boa Vista, por meio das subsidiárias integrais, criadas em 1997, Manaus Energia e Boa Vista Energia.

Lobão ressaltou que a Eletronorte, com uma área de atuação que representa 58% do território nacional, englobando os estados do Pará, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, Tocantins e Maranhão, possibilita a exploração energética adequada da Região Norte, garantindo energia elétrica para 13 milhões de brasileiros.

16/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão destaca ações da DRT do Maranhão

LOBÃO DESTACA ATUAÇÃO DO INSTITUTO DE PESQUISA DO MARANHÃO

Lobão destaca números da gestão de Rossano Maranhão no Banco do Brasil

Lobão destaca lançamento de plano para erradicação do trabalho escravo no Maranhão

Câmara Setorial discute potencial do Nordeste para expansão da citricultura

Wellington Dias pede atenção com potencial energético de Maranhão e Piauí