Lobão determina rigorosa avaliação dos sistemas de proteção de dados de Minas e Energia
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, divulgou nota oficial, nesta segunda-feira (7), informando que determinou uma rigorosa avaliação e reforço dos sistemas de proteção de dados do ministério e a análise do que possa ter sido objeto de espionagem, embora considere que tais sistemas estão entre os mais seguros e que “a maioria de suas informações seja de domínio público”.
A denúncia foi feita no domingo (6), pela TV Globo com base em documentos fornecidos por Edward Snowden, apontam o Ministério de Minas e Energia como alvo da Agência Nacional de Segurança (NSA). A espionagem teria sido feita por meio da Agência de Segurança e Comunicação do Canadá (CSEC).
Lobão citou o discurso da presidenta Dilma, pronunciado na assembléia das Nações Unidas no dia 24 de setembro, em que afirma ser a espionagem “uma prática que fere o direito internacional e afronta os princípios que devem reger as relações entre os países”.
“A invasão dos sistemas de comunicação e de armazenamento de dados do Ministério de Minas e Energia, denunciada pelo programa ‘Fantástico’, da Rede Globo, é grave, na medida em que sugere a tentativa de obtenção de informações estratégicas relacionadas com as áreas de atribuição da pasta, e merece o nosso repúdio”.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério de Minas e Energia
07/10/2013 19:14
Artigos Relacionados
Edison Lobão reassume Ministério de Minas e Energia
Minas e Energia adota novo sistema de processamento de dados
Edison Lobão assume segunda-feira Ministério de Minas e Energia
Avaliação das redações do Enem será mais rigorosa
Companhia Paranaense de Energia vai investir R$ 486 milhões para reforçar sistemas de fornecimento de energia
No Fórum Sul-Sul, Neri debate sistemas de proteção social