Lúcia Vânia celebra os 70 anos de Goiânia



Ao registrar o aniversário de 70 anos de Goiânia, transcorrido nesta sexta-feira (24), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) anunciou a entrega de uma nova estação de tratamento de esgoto à população da cidade, capaz de atender a 60% das necessidades dos goianienses. Segundo a senadora, a obra também vai proporcionar a recuperação ambiental da bacia do rio Meia Ponte, que banha a cidade.

- Alguns problemas sociais e de infra-estrutura urbana se acumularam com o crescimento acelerado. A ampliação do tratamento de esgoto, que até hoje só atinge 7% do total coletado, corresponde a antiga reivindicação da população. Os rios vêm sofrendo, de modo cada vez mais agressivo, o impacto do despejo de esgoto sem tratamento - declarou.

A senadora também registrou que está em andamento a construção de barragem no ribeirão João Leite, que deve ser concluída até o final de 2004, para garantir o abastecimento de água potável à população de Goiânia e outras quatro cidades da região metropolitana até 2025.

Em seu pronunciamento, Lúcia Vânia destacou as características de Goiânia que, depois de sete décadas, tornou-se um pólo de desenvolvimento da região Centro-Oeste. A população da cidade, informou, atinge 1,1 milhão de habitantes e a região metropolitana engloba 10 municípios. Ainda assim, a senadora destacou que Goiânia não perdeu sua vocação de cidade-jardim, com 30% da área urbana ocupada pelo verde.

- A cidade sabe conciliar o progresso econômico com uma feição humana e acolhedora, enquadrada pelo verde, oferecendo espaço tanto para automóveis como para pedestres. Esse é um ideal de cidade que ainda tem sido possível preservar em nossa capital e que não devemos, jamais, perder de vista - afirmou a senadora.

No que diz respeito à cultura, ao lazer e ao turismo, Lúcia Vânia ressaltou que a cidade abriga a Universidade Federal de Goiás, -que vem transformando intelectualmente os jovens do estado-, sete museus e seis centros culturais. Muitos eventos, disse, vêm ocupando a rede hoteleira e o moderno centro de convenções da cidade.

Os senadores Mão Santa (PMDB-PI), Ramez Tebet (PMDB-MS), Eurípedes Camargo (PT-DF) e Serys Slhessarenko (PT-MT) parabenizaram Goiânia e a senadora pelo carinho demonstrado pela capital de seu estado. Os senadores lembraram ainda que Goiânia é hoje referência na área de saúde, especialmente nas áreas de oftalmologia, neurologia e oncologia.

- Muitos brasileiros ignoram o que Goiânia tem a oferecer, podendo proporcionar momentos de lazer, assim como oportunidades de negócios. Eles ficariam agradavelmente surpreendidos com a capital goiana. Temos orgulho da cidade que construímos e que queremos ver ainda mais desenvolvida, sem perder sua identidade, seu verde, suas tradições. A todos fica aqui o meu convite: não percam a oportunidade de conhecer Goiânia - concluiu.



24/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lucia Vânia homenageia arcebispo de Goiânia por seus 60 anos de ordenação como sacerdote

Lúcia Vânia celebra renascimento da Sudeco

Jazz Sinfônica celebra dez anos ao lado de Vânia Bastos

Lúcia Vânia registra os 39 anos de criação da Embrapa

Lúcia Vânia saúda 50 anos da Rede Record

Orquestra Jazz Sinfônica celebra dez anos ao lado de Vânia Bastos