Lúcia Vânia denuncia problemas causados por assentamentos em Goiás



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) denunciou nesta quarta-feira (14) as conseqüências negativas de assentamentos feitos de maneira aleatória no município de Baliza, em Goiás. Ela informou que, há quatro meses, a cidade de Baliza recebeu 686 famílias que estavam acampadas na porta do Incra em Goiânia, salientando que essa transferência quase dobrou o número de habitantes. Com isso, continuou a senadora, a cidade passou a ter problemas na prestação de serviços públicos nos setores de educação, saúde e segurança.

- Chamo a atenção do governo, mais precisamente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para a gravidade desta situação e apelo mais uma vez em nome do meu estado providências no sentido de minimizar o sofrimento daquelas famílias e a apreensão do prefeito de Baliza, que ainda não encontrou eco no governo federal - disse.

Lúcia Vânia informou que o Hospital Municipal foi interditado pela Vigilância Sanitária por falta de recursos e que o prefeito Humberto Robson Grossi foi obrigado a paralisar uma obra para construir uma escola para 500 crianças de um novo assentamento. Além disso, o município foi obrigado a assumir a responsabilidade pelo abastecimento de água aos assentados, que não dispõem de qualquer infra-estrutura, acrescentou.

Para a senadora, a situação de Baliza serve para ilustrar a necessidade de definir um novo modelo de gestão para a reforma agrária e demonstra que o novo governo ainda não tem uma política clara para o setor. Ela citou como exemplo de experiência bem sucedida o programa Banco da Terra, que atribui aos beneficiários, organizados em associações ou em cooperativas, o poder efetivo para a seleção, a negociação do preço da terra e a forma de utilização produtiva dos imóveis adquiridos.



14/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia diz que industrialização de Goiás está aumentando

Lúcia Vânia anuncia Procissão do Fogaréu em Vila Boa de Goiás

Lúcia Vânia parabeniza Aparecida de Goiás pelos 88 anos de emancipação

Lúcia Vânia cumprimenta professora que implantou tempo integral em Goiás

Lúcia Vânia: falta de armazéns pode afetar safra de Goiás

Lúcia Vânia quer medidas contra tráfico de mulheres em Goiás