Lúcia Vânia manifesta preocupação com vencimento das concessões do setor de energia elétrica



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) manifestou em Plenário, nesta quinta-feira (7), sua preocupação com o vencimento das concessões para produção, transmissão e distribuição de eletricidade. O assunto foi debatido em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), presidida pela senadora, com foco na proximidade da renovação das concessões do setor elétrico e suas repercussões econômicas e sociais.

Lúcia Vânia disse que o tema tem gerado preocupação no setor, pois o governo ainda não deu sinais do que pretende fazer. Segundo a senadora, o impasse consiste no fato de que, pela legislação, as usinas hidrelétricas que tiveram as suas concessões renovadas por uma vez e que estão diante de novo vencimento, em 2015, terão que devolvê-las ao poder concedente.

Até lá, estarão vencidos mais de 28 mil megawatts entre as concessões para aproveitamento de potenciais hídricos na produção de energia elétrica, além de vencerem 33% dos contratos de transmissão e 55% dos contratos de distribuição de eletricidade. Estes últimos representam nove dos 30 contratos de transmissão e 36 dos 65 de distribuição de eletricidade.

No debate, os representantes das concessionárias presentes defenderam a prorrogação dos atuais contratos de concessão. Eles também protestaram contra a grande quantidade de impostos e encargos incidente sobre a energia elétrica, o que afeta a competitividade e contribui para que o Brasil ocupe o terceiro lugar na lista dos países com a energia elétrica mais cara do mundo.

Também foi apontada a necessidade de elevação do investimento no setor em pelo menos R$ 3 bilhões, levando-se em consideração a taxa de crescimento da economia a 5%. Atualmente, são investidos R$ 8 bilhões.

- Na CI, estamos fazendo um fórum de debates sobre o setor elétrico, aeroviário, aeroportuário, sobre os grandes temas da infraestrutura no país. Temos procurado responder aos anseios da sociedade brasileira e do setor produtivo, para que a infraestrutura do país seja debatida e solucionada - disse.



07/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Debate sobre vencimento das concessões de energia deve ser retomado na CI

Lúcia Vânia demonstra preocupação com projeto do trem-bala

Lúcia Vânia manifesta indignação com política econômica brasileira

Lúcia Vânia manifesta otimismo quanto ao futuro do país

Pesquisador manifesta preocupação com uso eficiente da energia no Brasil

Lúcia Vânia defende discussão aprofundada da MP do setor elétrico