Luiz Henrique comemora redução da exigência de recomposição de mata ciliar na MP sobre Código Florestal



A decisão da presidente Dilma Rousseff de reduzir a exigência de recomposição de mata ciliar para pequenos produtores, por meio da Medida Provisória 571/2012 em tramitação no Congresso Nacional, foi elogiada nesta quarta-feira (12) pelo senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).

Em pronunciamento em Plenário, o senador afirmou que a MP que complementa o Código Florestal sancionado pela presidente, traz um grande avanço para os produtores rurais, ao definir entre cinco e quinze metros o limite de mata ciliar medida a partir do leito regular do rio. Segundo Luiz Henrique, a medida era um “grande clamor” da Frente Parlamentar da Agropecuária.

O senador afirmou que o processo de revisão do Código Florestal brasileiro começou em Santa Catarina, quando, atendendo a pedidos dos pequenos agricultores e pecuaristas do estado, a Assembleia Legislativa aprovou o Código Ambiental de Santa Catarina. O código estadual gerou protestos de ambientalistas, mas, segundo Luiz Henrique, estava muito aquém do que propôs a presidente agora.

Ele explicou que tanto o projeto catarinense quanto a lei ambiental original, datada de 1965, falavam em estabelecer a medida de preservação a partir do maior nível dos rios, na cheia. Já no Congresso Nacional e na MP, a norma de medição é o leito regular durante o ano. Com isso, continuou Luiz Henrique a medida vai beneficiar 80% dos produtores rurais brasileiros.

- Faço essa observação para dizer que aquele código catarinense que armou todo esse processo de formação, de criação, de uma nova lei florestal para o Brasil estava muito aquém daquilo que hoje já é lei via medida provisória editada pela presidente, o que, entendo, vai nos conduzir ao restabelecimento daquela grande convergência que nos fez aprovar aqui o texto do Senado com cerca de 80 votos favoráveis – afirmou o senador.



13/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Recuperação de mata ciliar é desafio para novo Código Florestal

Luiz Henrique faz a leitura do relatório sobre o Código Florestal

Luiz Henrique conclui leitura do relatório sobre MP do Código Florestal

Relatório de Luiz Henrique sobre MP do Código Florestal só será lido na segunda

Luiz Henrique apresenta seu relatório sobre o Código Florestal em reunião de duas comissões

Senadores manifestam apoio ao relatório de Luiz Henrique sobre MP do novo Código Florestal