LUIZ OTÁVIO COBRA MAIS RECURSOS PARA ECLUSAS DE TUCURUÍ



O senador Luiz Otávio (sem partido-PA) cobrou nesta quarta-feira (dia 25) do ministro do Planejamento, Martus Tavares, uma suplementação de R$ 70 milhões, ainda para este ano, para as obras de instalação das eclusas de Tucuruí. Segundo ele, a suplementação é necessária para não prejudicar o ritmo e a continuidade da obra, que já tem assegurados R$ 100 milhões no Orçamentária de 2001.

Luiz Otávio informou que o governador do Pará, Almir Gabriel, esteve na semana passada com o ministro Martus Tavares e saiu confiante do encontro. O senador frisou que a reivindicação do governador, de liberação de recursos para as eclusas, tem como objetivo permitir a conclusão do empreendimento dentro do cronograma original, em dezembro de 2002.

Segundo Luiz Otávio, o aproveitamento econômico do potencial agropecuário, florestal e mineral da Bacia do Tocantins-Araguaia depende do meio de transporte adequado, que no caso seria uma hidrovia. Para viabilizar uma hidrovia na região, disse o senador, é preciso concluir as eclusas de Tucuruí, pois as demais intervenções da engenharia para transformar os rios Tocantins e Araguaia em vias navegáveis são relativamente modestas, de baixo impacto e de pouco custo.

- A hidrovia viabiliza o corredor de exportação e as eclusas viabilizam a hidrovia. As eclusas de Tucuruí, uma vez concluídas, serão um grande fator de desenvolvimento para o país - concluiu.

25/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ademir quer mais recursos para eclusas de Tucuruí

LUIZ OTÁVIO COBRA DA CEF RECURSOS PARA HABITAÇÃO NO PARÁ

LUIZ OTÁVIO COBRA DA CEF RECURSOS PARA HABITAÇÃO NO PARÁ

ANA concede outorga para eclusas de Tucuruí

Luiz Otávio cobra compensação para exportadores

Dnit e Eletronorte assinam contrato para operação das Eclusas de Tucuruí