Luiz Otávio elogia atuação do TCU na fiscalização dos recursos da União



Ao comentar, em discurso, a palestra proferida pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Humberto Souto, na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), o senador Luiz Otávio (sem partido-PA) destacou os resultados que o TCU vem obtendo na fiscalização e no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos federais.

- O TCU tem trabalhado de forma responsável, inclusive na investigação de denúncias e representações que resultaram em aproximadamente três mil condenações por irregularidades e no envio de cerca de 450 processos, nos exercícios de 2000 e 2001, ao Ministério Público Federal - disse o senador.

Segundo Luiz Otávio, no processo de privatização das empresas estatais e na concessão de serviços públicos, o TCU tem desempenhado papel de relevo e conseguido resultados melhores que os inicialmente previstos pelos órgãos governamentais. O senador lembrou que, nas privatizações das bandas C, D e E da telefonia celular, os estudos do tribunal foram definitivos para melhorar a avaliação feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, acrescentou, resultaram em um acréscimo de cerca de R$ 1,6 bilhão nos preços mínimos.

O senador citou que, durante a palestra, o presidente do TCU disse que o tribunal continua acompanhando de perto a atuação das agências reguladoras - Anatel, Agências Nacional de Petróleo (ANP) e de Energia Elétrica (Aneel) -, com a intenção de verificar a conduta dessas entidades no serviços prestados ao consumidor.

Outra atuação de destaque do TCU, ressaltou, foi a avaliação financeira feita por ocasião da privatização do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), quando o tribunal identificou irregularidades nos trabalhos de avaliação. O TCU, em tempo recorde, exigiu que o Banco Central aplicasse multa numa das empresas avaliadoras, informou.

- Em inúmeros casos, a ação firme e séria do TCU tem corrigido erros ou distorções no sistema de privatizações. Entre eles, podemos lembrar os da Usiminas, Companhia Siderúrgica de Tubarão, Petroquisa e malha paulista - afirmou o senador.

27/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio elogia união da bancada do Pará em votações

Luiz Otávio elogia apoio do governo à Varig e pede ao ministro da Saúde recursos para sanemento no Pará

Luiz Otávio denuncia queda nas transferências da União para os municípios

Luiz Otávio elogia governo de Almir Gabriel

Luiz Otávio elogia TV Globo por imparcialidade no noticiário eleitoral

Luiz Otávio elogia apoio do Basa à economia da Região Norte