Lula deverá recomendar uso pacífico da energia nuclear em sua viagem ao Irã, diz Suplicy



Em pronunciamento nesta quinta-feira (13), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá transmitir ao presidente Mahmoud Ahmadinejad, com quem se encontrará neste final de semana, a mensagem que o Irã tem o direito de usar a energia nuclear, desde que o faça com fins exclusivamente pacíficos.

Suplicy também considera importante que Lula, em sua viagem ao Irã, ouça os apelos daquelas pessoas que são perseguidas pelo regime daquele país por lutarem em defesa dos direitos humanos e da plena liberdade de expressão.

Em seu discurso, Suplicy citou o caso de uma juíza iraniana que acabou sendo expulsa de seu país com o advento da república islâmica, em 1979. Shirin Ebadi, que hoje vive exilada na Europa e foi agraciada com o Nobel da Paz, em 2003, faz um apelo em entrevista publicada pelo jornal O Globo nesta quinta-feira, para que Lula cobre explicações do governo do Irã sobre violação de direitos humanos, incluindo a execução recente de adversários do regime.



13/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy comemora acordo nuclear assinado por Lula no Irã

Países divergem sobre caráter pacífico de programa nuclear do Irã

CE poderá recomendar ao presidente Lula suspensão da venda da Embratel

Presidenta discursa sobre segurança nuclear e encerra viagem a Nova York

CCT discute energia nuclear

CMA debate energia nuclear