Lula e Dilma participam em Foz do Iguaçu de reunião de cúpula do Mercosul



Foz do Iguaçu, no Paraná, vai sediar dois grandes eventos internacionais desde esta terça-feira (14) até sexta, informa a Rádio Senado. Acontecem quase simultaneamente a 40ª reunião de Cúpula dos Presidentes do Mercosul e Estados Associados e a décima Cúpula Social do Mercosul.

VEJA MAIS

A Cúpula dos chefes de Estado começa na quinta, dia 16. Delegações de pelo menos 35 países de todo o mundo, entre eles chefes de Estado de 12 países da América do Sul e 23 comitivas internacionais de chanceleres e ministros devem comparecer no evento, que vai acontecer em parte no Hotel Bourbon e em parte na usina, nas instalações do Parque Tecnológico Itaipu.

A reunião marca o último compromisso internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no comando do governo brasileiro e o primeiro grande encontro de Dilma Rousseff, já como presidente eleita, com os outros 12 chefes de Estado da América do Sul. E durante a Reunião de Cúpula, Lula vai passar o comando do Mercosul para o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

Paralelamente ao encontro dos presidentes, começa já na noite desta terça a Cúpula Social do Mercosul, para discussão de temas ligados à integração regional do Cone Sul. O encontro começa hoje à noite e deve reunir cerca de mil representantes de movimentos das minorias, como negros, indígenas, mulheres e deficientes, além de integrantes do Parlamento do Mercosul.

Os dois eventos vão ter uma agenda comum, na quinta-feira à noite, no Cineteatro do Barrageiro, na cerimônia de encerramento da Cúpula Social. Na noite do mesmo dia, o presidente Lula vai oferecer aos chefes de Estado e autoridades convidadas um jantar em tenda montada no Mirante Central.

Também durante a Cúpula vai ser realizada uma reunião do Conselho do Mercado Comum, com os chanceleres da América do Sul, na qual pode ser aprovado um projeto de recomendação, aprovado nesta segunda-feira pelo Parlamento do Mercosul, para que os representantes de todos os países tenham "mandatos vigentes outorgados pelo voto popular". Isso porque o protocolo de criação do Parlamento previa que a fase de transição antes das eleições diretas dos parlamentares do Mercosul se encerraria em 2011, mas somente o Paraguai elegeu representantes exclusivos para o Parlasul.

O texto amplia ainda para 31 de dezembro de 2014 a data limite para a realização de eleições diretas em todos os países do Mercosul. Sexta-feira, no último dia da cúpula, está programado um diálogo privado entre os presidentes membros do Mercosul e também da Venezuela, que está em processo de adesão.

A reunião plenária da Cúpula dos Presidentes, com a presença de todos os países convidados, está marcada para as 11 horas, e a última agenda da cúpula será uma coletiva de imprensa, às 13 horas de sexta-feira.



14/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lula e Dilma participam de Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu

Parlasul poderá realizar sessão em Foz do Iguaçu, juntamente com Cúpula do Mercosul

Ministros do Meio Ambiente participam de reunião preparatória da Cúpula Rio+20

Brasil e Uruguai preparam reunião da Cúpula do Mercosul em dezembro

Parlamentares do Mercosul preparam pauta para a reunião de cúpula

Em sua última Cúpula do Mercosul, Lula exalta a união entre os países sul-americanos