MAC exibe panorama latino-americano criado por mulheres
A mostra reúne trabalhos de artistas do Uruguai, Chile, Brasil e Paraguai, no Parque do Ibirapuera, na Capital
O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) apresenta dia 8 a exposição "Mulheres artistas: relatos culturais", acompanhada de conferências e de atividades educativas. A mostra coletiva faz parte do ciclo "Mulheres artistas e a contemporaneidade", iniciado em 2007 e que se estenderá até 2010.
A exibição faz parte das homenagens do Dia Internacional da Muher e conta com obras das artistas latino-americanas Lacy Duarte (Uruguai), Bruna Truffa (Chile), Ana Miguel (Brasil) e Paola Parcerisa (Paraguai).
Na abertura do evento, a curadora e crítica de arte Radha Abramo será homenageada pela sua trajetória e atuação profissional.
"Mulheres artistas" está dividida em três partes - exposição, conferências e ações educativas - e tem por objetivo promover o debate sobre arte contemporânea e ampliar o contato do público, com poéticas visuais de mulheres artistas, para a construção de um legítimo espaço destinado às suas manifestações.
A exposição tem curadoria de Lisbeth Rebollo Gonçalves e de Cláudia Fazzolari e reúne, em 950 metros quadrados, pinturas, objetos, vídeos e instalações. Todos os trabalhos são inéditos em São Paulo.
Lisbeth destaca o fato de o elenco de mulheres favorecer um olhar sobre características comuns entre suas obras. A reflexão sobre o entorno cultural, no qual a arte latino-americana está materializada por quatro artistas, é o eixo central.
Outro elemento a considerar é a abordagem relacionada ao corpo, muito evidente nas obras que compõem a mostra. O espectador irá verificar as circunstâncias e os desdobramentos de vivências particulares mulheres, em diferentes percepções.
Serviço:
Mulheres Artistas: relatos culturais
Curadoria: Lisbeth Rebollo Gonçalves e Cláudia Fazzolari
MAC USP Ibirapuera
Abertura: 8 de março, 11h
Visitação: 8 de março a 25 de maio
Terça a domingo das 10 às 19 horas
Tel. (11) 5573-9932
Entrada grátis
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso (Prédio da Bienal, entrada pela rampa lateral) - Parque Ibirapuera - Portão 3/ Estacionamento no parque com zona azul
Do MAC/USP
02/28/2008
Artigos Relacionados
Comitê Latino-Americano de Combate à Febre Aftosa será criado amanhã
Cine Panorama, da Unesp de Marília, exibe obra de Eduardo Coutinho
Parlamento Latino-Americano se reúne no Rio de Janeiro
I Encontro Latino-Americano de Compositores no Memorial
TV Cultura exibe série de documentários latino-americanos
Acordo nuclear latino-americano lança edital